Resumen
Este número de MODOS: Revista de História da Arte presenta veinte nuevos textos. Entre ellos, destacamos los artículos del dossier "Procesos curatoriales y exposiciones de arte indígena en/de América Latina". Los textos seleccionados discuten el amplio proceso de reflexión que busca examinar las condiciones históricas en que las producciones visuales indígenas están siendo vistas, exhibidas y comprendidas. No se trata sólo de las tardías estrategias para dar mayor visibilidad a la producción de los artistas indígenas e incorporarla a las colecciones institucionales dedicadas a las artes, sino también de la predisposición a cuestionar nuestro aparato intelectual, que ha establecido jerarquías clasificatorias, marcos estéticos y formas rígidas de pensamiento que han estructurado la historia del arte tradicional.
Citas
ALBUQUERQUE DE MORAES, A. C. Seres em metamorfose: Sonhos, de Claudia Andujar, e o perspectivismo ameríndio. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 2, p. 219–258, 2024. Disponível em: 10.20396/modos.v8i2.8675612; acesso em: jun. 2024.
BUROCCO, Laura. Processos coletivos de aprendizados dentro de espaços institucionais de arte. As exposições Nhe’ Porã: Memória e Transformação de Daiara Tukano e Escola Panapaná de Denilson Baniwa. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 2, p. 561–599, 2024. Disponível em: 10.20396/modos.v8i2.8675004; acesso em: jul. 2024.
CAFFÉ, J.; GONTIJO, J. Expor o sagrado: o caso do manto tupinambá na exposição Kwá Yepé Turusú Yuriri Assojaba Tupinambá. MODOS: Revista de História da Arte, v. 7, n. 2, p. 23–47, 2023. Disponível em: 10.20396/modos.v7i2.8670562; acesso em: maio 2024.
CARNEIRO, A. Duhigó. Rede Macaco. Texto informativo. Site Oficial do Museu de Arte de São Paulo, 2021. Disponível em: https://masp.org.br/acervo/obra/rede-macaco; acesso em: maio 2024.
CESARINO, L. Colonialidade interna, cultura e mestiçagem: repensando o conceito de colonialismo interno na antropologia contemporânea. Ilha, Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 73-105, 2018. Disponível em: 10.5007/2175-8034.2017v19n2p73; acesso em: maio 2024.
COSTA, J. F. R. Arte NFT, um Enquadramento Aurático. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 2, p. 145–168, 2024. Disponível em: 10.20396/modos.v8i2.8675802; acesso em: jun. 2024.
DINATO, D. ReAntropofagia: a retomada territorial da arte. MODOS: Revista de História da Arte, v. 3, n. 3, p. 276–284, 2019. Disponível em: 10.24978/mod.v3i3.4224; acesso em: maio 2024.
FABRIS, Y.; CORRÊA, R. de O. A mesma exposição, acionamentos conceituais distintos: reflexões sobre a reencenação d’A Mão do Povo Brasileiro. MODOS: Revista de História da Arte, v. 6, n. 2, p. 20–57, 2022. Disponível em: 10.20396/modos.v6i2.8668469; acesso em: maio 2024.
GALUCIO, A. V. (org.). Narrativas tradicionais Sakurabiat. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2006.
GOLDSTEIN, I. S. Da “representação das sobras” à “reantropofagia”: Povos indígenas e arte contemporânea no Brasil. MODOS: Revista de História da Arte, v. 3, n. 3, p. 68–96, 2019. Disponível em: 10.24978/mod.v3i3.4304; acesso em: maio 2024.
GOLDSTEIN, I. S.; SOUZA, A.B.B. de; BARCELOS NETO, A. Processos curatoriais e exposições de artes indígenas na/da América Latina. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 2, p. 260–292, 2024. Disponível em: 10.20396/modos.v8i2.8676991; acesso em: jul. 2024.
GOULART, M.; FARIAS, J. M. Ensaio manifesto - estética de existência: presença indígena em Porto Alegre - para que não desabe o céu. MODOS: Revista de História da Arte, v. 7, n. 1, p. 399–428, 2023. Disponível em: 10.20396/modos.v7i1.8670590; acesso em: maio 2024.
JESUS DA SILVA, Glicéria. O voo do Manto e o Pouso do Manto: uma jornada pela memória Tupinambá. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 2, p. 294–333, 2024. Disponível em: 10.20396/modos.v8i2.8675041; acesso em: jun. 2024.
LAGROU, Els. Arte ou artefato? Agência e significado nas artes indígenas. Proa, Revista de Antropologia e Arte, n.2, v. 1, p.1-26, nov. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.20396/proa.v2i.16419; acesso em: jun. 2024.
LEITE, Y. Sakurabiat: um eterno renascer. In: GALUCIO, A. V. (org.). Narrativas tradicionais Sakurabiat. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2006, p.15-17.
LIMA, N. T. de M. de. Os homens veem um boi: uma breve reflexão sobre a representação da espécie bovina no contexto brasileiro. MODOS: Revista de História da Arte, v. 7, n. 1, p. 370–397, 2023. Disponível em: 10.20396/modos.v7i1.8670579; acesso em: maio 2024.
MEDEIROS, A. Quantos "modernismos" cabem numa modernidade?. MODOS: Revista de História da Arte, v. 6, n. 3, p. 300–316, 2022. Disponível em: 10.20396/modos.v6i3.8668870; acesso em: maio 2024.
MORAIS, F. Arte é aquilo que eu e você chamamos arte. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2018.
PINEDA REPIZO, A. F. ¿Apropiación o canibalismo? Una mirada a una vieja cuestión en el cruce entre arte y subjetividad. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 2, p. 64–104, 2024. Disponível: 10.20396/modos.v8i2.8674744; acesso em: jun. 2024.
PITTA, F. M. A ‘breve história da arte’ e a arte indígena: a gênese de uma noção e sua problemática hoje. MODOS: Revista de História da Arte, v. 5, n. 3, p. 223–257, 2021. Disponível em: 10.20396/modos.v5i3.8666380; acesso em: maio 2024.
PITTA, F. M. “Aumentando a nascente escola brasileira": A exposição de Almeida Júnior em 1882, a aquisição de suas obras pelo governo Imperial e a questão da arte nacional. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 2, p. 170–217, 2024. Disponível em: 10.20396/modos.v8i2.8675926; acesso em: jun. 2024.
RACY, G. O Brasil na visão dos Portugueses: Representações do povo e das terras brasileiras no século XVI. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 2, p. 22–62, 2024. Disponível em: 10.20396/modos.v8i2.8674929; acesso em: jun. 2024.
REINALDIM, I. Produção cultural indígena e história da arte no Brasil: Exposições e seus enunciados (parte I – Alegria de Viver, Alegria de Criar). MODOS: Revista de História da Arte, v. 3, n. 3, p. 135–151, 2019. Disponível em: 10.24978/mod.v3i3.4303; acesso em: maio 2024.
REINALDIM, I. Produção cultural indígena e história da arte no Brasil: entre arte e artefato, armadilhas como problema metodológico. MODOS: Revista de História da Arte, v. 1, n. 1, p. 25–39, 2017. Disponível em: 10.24978/mod.v1i1.727; acesso em: maio 2024.
SAKYRABIAR, E. P. Amenoka - quando Arukwayõ virava onça. In: GALUCIO, A. V. (org.). Narrativas tradicionais Sakurabiat. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2006, p.83.
SANTIAGO JÚNIOR, F. das C. F. A infelicidade era Panofsky: notas sobre a história da historiografia da arte de Georges Didi-Huberman como agon. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 2, p. 106–143, 2024. Disponível em: 10.20396/modos.v8i2.8673026; acesso em: jun. 2024.
SANTOS, M. S. dos. O afro nas artes visuais: conceituação e abordagem em livros escolares de Arte, História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. MODOS: Revista de História da Arte, v. 6, n. 1, p. 51–81, 2022. Disponível em: 10.20396/modos.v6i1.8667606; acesso em: maio 2024.
SILVA, F. L. da. O monumento do “guerreiro guarani”: o chafariz de Conceição de Mato Dentro e a memória da independência em Minas Gerais. MODOS: Revista de História da Arte, v. 6, n. 3, p. 216–243, 2022. Disponível em: 10.20396/modos.v6i3.8668874; acesso em: maio 2024.
TATE. Tate launches new programme to increase the representation of Indigenous artists in its collection. Comunidado à imprensa. Site oficial da instituição. Disponivel em: https://www.tate.org.uk/press/press-releases/tate-launches-new-programme-to-increase-the-representation-of-indigenous-artists-in-its-collection; acesso em: maio 2024.
VIANA, M. L. Culturalidades brasileiras: arte decorativa no salão nacional de belas artes (1930-1940). MODOS: Revista de História da Arte, v. 6, n. 3, p. 93–122, 2022. Disponível em: 10.20396/modos.v6i3.8670317; acesso em: maio 2024.
VOLPI, M. C. Composições zoológicas: Errâncias transatlânticas de objetos feitos com aves, penas e insetos até os oitocentos. MODOS: Revista de História da Arte, v. 2, n. 2, p. 252–269, 2018. Disponível em: 10.24978/mod.v2i2.1163; acesso em: maio 2024.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Derechos de autor 2024 Emerson Dionisio Gomes de Oliveira, Marize Malta, Maria de Fátima Morethy Couto