Histórias da arte e visualidades indígenas
PDF

Palavras-chave

Curadoria
Exposições
Artes indígenas
Arte contemporânea
História e historiografia

Como Citar

OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de; MALTA, Marize; COUTO, Maria de Fátima Morethy. Histórias da arte e visualidades indígenas. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 1–21, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i2.8677172. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8677172. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

A presente edição da Revista MODOS: Revista de História da Arte conta com vinte textos inéditos. Dentre os quais, destacamos os artigos do dossiê "Processos curatoriais e exposições de artes indígenas na/da América Latina".  Os textos selecionados debatem o amplo processo de reflexão, que busca examinar em que condições históricas estão sendo vistas, exibidas e compreendidas as produções visuais indígenas. A questão não está apenas nas tardias estratégias de dar maior visibilidade à produção de artistas indígenas e incorporá-la às coleções institucionais dedicadas às artes, mas na predisposição de indagar nosso aparato intelectual, que estabeleceu hierarquias classificatórias, enquadramentos estéticos, formas rígidas de pensamento que estruturaram a história da arte tradicional. 

https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8677172
PDF

Referências

ALBUQUERQUE DE MORAES, A. C. Seres em metamorfose: Sonhos, de Claudia Andujar, e o perspectivismo ameríndio. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 2, p. 219–258, 2024. Disponível em: 10.20396/modos.v8i2.8675612; acesso em: jun. 2024.

BUROCCO, Laura. Processos coletivos de aprendizados dentro de espaços institucionais de arte. As exposições Nhe’ Porã: Memória e Transformação de Daiara Tukano e Escola Panapaná de Denilson Baniwa. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 2, p. 561–599, 2024. Disponível em: 10.20396/modos.v8i2.8675004; acesso em: jul. 2024.

CAFFÉ, J.; GONTIJO, J. Expor o sagrado: o caso do manto tupinambá na exposição Kwá Yepé Turusú Yuriri Assojaba Tupinambá. MODOS: Revista de História da Arte, v. 7, n. 2, p. 23–47, 2023. Disponível em: 10.20396/modos.v7i2.8670562; acesso em: maio 2024.

CARNEIRO, A. Duhigó. Rede Macaco. Texto informativo. Site Oficial do Museu de Arte de São Paulo, 2021. Disponível em: https://masp.org.br/acervo/obra/rede-macaco; acesso em: maio 2024.

CESARINO, L. Colonialidade interna, cultura e mestiçagem: repensando o conceito de colonialismo interno na antropologia contemporânea. Ilha, Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 73-105, 2018. Disponível em: 10.5007/2175-8034.2017v19n2p73; acesso em: maio 2024.

COSTA, J. F. R. Arte NFT, um Enquadramento Aurático. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 2, p. 145–168, 2024. Disponível em: 10.20396/modos.v8i2.8675802; acesso em: jun. 2024.

DINATO, D. ReAntropofagia: a retomada territorial da arte. MODOS: Revista de História da Arte, v. 3, n. 3, p. 276–284, 2019. Disponível em: 10.24978/mod.v3i3.4224; acesso em: maio 2024.

FABRIS, Y.; CORRÊA, R. de O. A mesma exposição, acionamentos conceituais distintos: reflexões sobre a reencenação d’A Mão do Povo Brasileiro. MODOS: Revista de História da Arte, v. 6, n. 2, p. 20–57, 2022. Disponível em: 10.20396/modos.v6i2.8668469; acesso em: maio 2024.

GALUCIO, A. V. (org.). Narrativas tradicionais Sakurabiat. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2006.

GOLDSTEIN, I. S. Da “representação das sobras” à “reantropofagia”: Povos indígenas e arte contemporânea no Brasil. MODOS: Revista de História da Arte, v. 3, n. 3, p. 68–96, 2019. Disponível em: 10.24978/mod.v3i3.4304; acesso em: maio 2024.

GOLDSTEIN, I. S.; SOUZA, A.B.B. de; BARCELOS NETO, A. Processos curatoriais e exposições de artes indígenas na/da América Latina. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 2, p. 260–292, 2024. Disponível em: 10.20396/modos.v8i2.8676991; acesso em: jul. 2024.

GOULART, M.; FARIAS, J. M. Ensaio manifesto - estética de existência: presença indígena em Porto Alegre - para que não desabe o céu. MODOS: Revista de História da Arte, v. 7, n. 1, p. 399–428, 2023. Disponível em: 10.20396/modos.v7i1.8670590; acesso em: maio 2024.

JESUS DA SILVA, Glicéria. O voo do Manto e o Pouso do Manto: uma jornada pela memória Tupinambá. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 2, p. 294–333, 2024. Disponível em: 10.20396/modos.v8i2.8675041; acesso em: jun. 2024.

LAGROU, Els. Arte ou artefato? Agência e significado nas artes indígenas. Proa, Revista de Antropologia e Arte, n.2, v. 1, p.1-26, nov. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.20396/proa.v2i.16419; acesso em: jun. 2024.

LEITE, Y. Sakurabiat: um eterno renascer. In: GALUCIO, A. V. (org.). Narrativas tradicionais Sakurabiat. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2006, p.15-17.

LIMA, N. T. de M. de. Os homens veem um boi: uma breve reflexão sobre a representação da espécie bovina no contexto brasileiro. MODOS: Revista de História da Arte, v. 7, n. 1, p. 370–397, 2023. Disponível em: 10.20396/modos.v7i1.8670579; acesso em: maio 2024.

MEDEIROS, A. Quantos "modernismos" cabem numa modernidade?. MODOS: Revista de História da Arte, v. 6, n. 3, p. 300–316, 2022. Disponível em: 10.20396/modos.v6i3.8668870; acesso em: maio 2024.

MORAIS, F. Arte é aquilo que eu e você chamamos arte. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2018.

PINEDA REPIZO, A. F. ¿Apropiación o canibalismo? Una mirada a una vieja cuestión en el cruce entre arte y subjetividad. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 2, p. 64–104, 2024. Disponível: 10.20396/modos.v8i2.8674744; acesso em: jun. 2024.

PITTA, F. M. A ‘breve história da arte’ e a arte indígena: a gênese de uma noção e sua problemática hoje. MODOS: Revista de História da Arte, v. 5, n. 3, p. 223–257, 2021. Disponível em: 10.20396/modos.v5i3.8666380; acesso em: maio 2024.

PITTA, F. M. “Aumentando a nascente escola brasileira": A exposição de Almeida Júnior em 1882, a aquisição de suas obras pelo governo Imperial e a questão da arte nacional. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 2, p. 170–217, 2024. Disponível em: 10.20396/modos.v8i2.8675926; acesso em: jun. 2024.

RACY, G. O Brasil na visão dos Portugueses: Representações do povo e das terras brasileiras no século XVI. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 2, p. 22–62, 2024. Disponível em: 10.20396/modos.v8i2.8674929; acesso em: jun. 2024.

REINALDIM, I. Produção cultural indígena e história da arte no Brasil: Exposições e seus enunciados (parte I – Alegria de Viver, Alegria de Criar). MODOS: Revista de História da Arte, v. 3, n. 3, p. 135–151, 2019. Disponível em: 10.24978/mod.v3i3.4303; acesso em: maio 2024.

REINALDIM, I. Produção cultural indígena e história da arte no Brasil: entre arte e artefato, armadilhas como problema metodológico. MODOS: Revista de História da Arte, v. 1, n. 1, p. 25–39, 2017. Disponível em: 10.24978/mod.v1i1.727; acesso em: maio 2024.

SAKYRABIAR, E. P. Amenoka - quando Arukwayõ virava onça. In: GALUCIO, A. V. (org.). Narrativas tradicionais Sakurabiat. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2006, p.83.

SANTIAGO JÚNIOR, F. das C. F. A infelicidade era Panofsky: notas sobre a história da historiografia da arte de Georges Didi-Huberman como agon. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 2, p. 106–143, 2024. Disponível em: 10.20396/modos.v8i2.8673026; acesso em: jun. 2024.

SANTOS, M. S. dos. O afro nas artes visuais: conceituação e abordagem em livros escolares de Arte, História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. MODOS: Revista de História da Arte, v. 6, n. 1, p. 51–81, 2022. Disponível em: 10.20396/modos.v6i1.8667606; acesso em: maio 2024.

SILVA, F. L. da. O monumento do “guerreiro guarani”: o chafariz de Conceição de Mato Dentro e a memória da independência em Minas Gerais. MODOS: Revista de História da Arte, v. 6, n. 3, p. 216–243, 2022. Disponível em: 10.20396/modos.v6i3.8668874; acesso em: maio 2024.

TATE. Tate launches new programme to increase the representation of Indigenous artists in its collection. Comunidado à imprensa. Site oficial da instituição. Disponivel em: https://www.tate.org.uk/press/press-releases/tate-launches-new-programme-to-increase-the-representation-of-indigenous-artists-in-its-collection; acesso em: maio 2024.

VIANA, M. L. Culturalidades brasileiras: arte decorativa no salão nacional de belas artes (1930-1940). MODOS: Revista de História da Arte, v. 6, n. 3, p. 93–122, 2022. Disponível em: 10.20396/modos.v6i3.8670317; acesso em: maio 2024.

VOLPI, M. C. Composições zoológicas: Errâncias transatlânticas de objetos feitos com aves, penas e insetos até os oitocentos. MODOS: Revista de História da Arte, v. 2, n. 2, p. 252–269, 2018. Disponível em: 10.24978/mod.v2i2.1163; acesso em: maio 2024.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Emerson Dionisio Gomes de Oliveira, Marize Malta, Maria de Fátima Morethy Couto

Downloads

Não há dados estatísticos.