Modos de conectar em redes instáveis
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Ativismo
arte digital
arte contemporânea
sistema da arte
redes.

Cómo citar

GASPARETTO, Débora Aita. Modos de conectar em redes instáveis. MODOS, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 73–90, 2018. DOI: 10.24978/mod.v2i2.915. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663318. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumen

O objetivo do presente texto é refletir acerca dos modos conectar da arte, por meio de exposições ativistas on e off-line e das relações em rede entre o sistema da arte digital e da arte contemporânea, problematizando a rasa instrução sobre artes no Brasil, em tempos de oposições binárias e radicalismo. A metodologia qualitativa, com revisão bibliográfica e análise de dados, segue as propostas da TAR (Teoria do Ator-Rede) de Latour (2012), aqui aplicada para mapear ações ativistas que evidenciem as relações entre humanos e não humanos e pontos conectivos nesta rede. A construção de um Atlas Mnemosyne, a partir de Warburg (2015) contribui para diminuir as fronteiras entre o público e os sistemas da arte, construindo um diálogo interdisciplinar que propõe alternativas mais empáticas. O referencial teórico é pautado nas pesquisas de mestrado, doutorado e publicações recentes da autora, além de autores como o economista Rifkin (2016), o sociólogo e antropólogo Latour (2004, 2012), o historiador Warburg (2015), os filósofos Flusser (1998;2002), Agamben (2009), Zizek (2011), Simondon (2007) e Dewey (2010) e o biólogo Bachinski (2017). O texto não aponta conclusões fechadas, mas traz alguns pontos de conexão os quais permitem que o leitor tire suas próprias conclusões sobre o assunto.

https://doi.org/10.24978/mod.v2i2.915
PDF (Português (Brasil))

Citas

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Tradução Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009.

BACHINSKI, Róber. Biológica, virtual, aumentada e moral: as realidades e suas interfaces. In: GASPARETTO, D. (org). Design+ arte|ciência|tecnologia: conexões teórico-práticas. Santa Maria: Editora PPGART, 2017.

DEWEY, John. Arte como Experiência; Jo Ann Boydston (org.); tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010. Coleção Todas as Artes.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

_____. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. Organizado por Rafael Cardozo, Tradução Raquel Abi-Sâmara. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

GASPARETTO, D. A. O “curto-circuito” da arte digital no Brasil. Santa Maria: Edição do Autor, 2014a.

_____. Arte|ciência|tecnologia: o sistema da arte em perspectiva. Silveira Martins: Editora Lab Piloto, 2014b.

_____. Arte Digital no Brasil e as (re) configurações no sistema da arte. Tese de doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Porto Alegre, 2016.

LATOUR, Bruno. Reagregando o Social. Bauru, SP: EDUSC/ Salvador, BA: EDUFBA, 2012.

_____. Políticas da natureza como fazer ciência na democracia. Tradução Carlos Aurélio Mota de Souza. Bauru: EDUSC, 2004.

REGAN, Tom. Jaulas Vazias: encarando o desafio dos direitos animais. Tradução Regina Rheda. Porto Alegre: Editora Lugano, 2006.

RIFKIN, Jeremy. Sociedade com Custo Marginal Zero: A internet das coisas, os bens comuns colaborativos e o eclipse do capitalismo. São Paulo: M. Books, 2016.

SIMONDON, Gilbert. El modo de existencia de los objetos tecnicos. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2007.

SONTAG, Susan. A vontade Radical. Tradução: João Roberto Martins Filho. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

WARBURG, Aby. Histórias de fantasma para gente grande. Escritos, Esboços e Conferências. Tradução Lenin Bicudo Bárbara. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

WEIBEL, Peter, ed., Global Activism: Art and Conflict in the 21st Century. Cambridge MA e Londres: MIT Press, 2015.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Derechos de autor 2018 MODOS

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.