I Bienal de Havana e II Bienal de Johannesburgo
PDF

Palavras-chave

I Bienal de Havana
II Bienal de Johannesburgo
Histórias das exposições
História da arte
Metodologia de pesquisa

Como Citar

CAFFÉ, Juliana. I Bienal de Havana e II Bienal de Johannesburgo: considerações para uma metodologia de pesquisa sobre bienais. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 194–210, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8664156. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8664156. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O artigo pretende fazer uma aproximação da I Bienal de Havana e da II Bienal de Johannesburgo para analisar a importância de refletirmos sobre as metodologias de pesquisas utilizadas para estudar as bienais. Ambas as exposições revelam como as intersecções entre arte, política e sociedade atuam em uma mostra e oferecem caminhos com muitos pontos para reflexão sobre a importância de uma pesquisa interdisciplinar da história da arte. Para escaparmos de leituras reducionistas sobre as histórias das exposições, uma opção metodológica é adotar uma perspectiva social, que contraponha a análise desses eventos à história da arte local e ao contexto político no qual se inserem.

https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8664156
PDF

Referências

ALTSHULER, B. Exhibition History and the Biennale. In: RICCI, Clarissa, (Ed.). Starting from Venice: Studies on the Biennale. Milão: Et Al Edizioni, 2010, p. 17–27.

BECKER, C. Surpassing the Spectacle – Global Transformations and the Changing Politics of Art. 1. ed. Maryland: Rowman & Littlefield Publishers, 2002.

BECKER, C.; ENWEZOR, O. The Second Johannesburg Biennale. Art Journal, Nova York, v. 57, n. 2, p. 86-107, 1998.

BIENAL DE HAVANA, 1, 1984, Havana. 1 Bienal de la Habana 84: catalogo general. Havana: Centro Wifredo Lam e Ministério de Cultura, 1984. 318 p. Exposição realizada entre mai./jun. 1984.

BUTCHER, C. 44 Tonnes. Field Notes, Hong Kong, v. 4, p. 10-27, 2015.

CAMNITZER, Luis. The First Biennial of Latin American Art. Art in America, Nova Iorque, v. 72, n. 11, p. 41-49, dez. 1984.

CLARK, T. J. Modernismos. Ensaios sobre política, história e teoria da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

CLARK, T. J. The Painting of Modern Life: Paris in the Art of Manet and his Followers. New Jersey: Princeton University Press, 1999.

DEBORD, M. Routes of Passage: the 2nd johannesburg biennale. Nka: Journal of Contemporary African Art, Durham, n. 8; p. 40-45, 1998.

DIAWARA, M. Moving company: the Second Johannesburg Biennale. Artforum International Magazine, v. 36, n.7, p. 86, 1998.

DIEGO, E. Apresentação. In: 1 Bienal de la Habana 84: catalogo general. Havana: Centro de Arte Contemporáneo Wifredo Lam e Conselho Nacional de Artes Plásticas, 1984, s/p.

ENWEZOR, O. Reflections: Artistic direction. In: BOSLAND, Joost. (Org). Trade Routes Revisited. 1. ed. Johannesburg: Stevenson, 2012, p. 11-20.

ENWEZOR, O. Trade Routes: History and Geography. Singapore: SNP Printing Pte Ltd., 1997, p. 7-12. Catálogo de exposição.

FERGUSON, B.; HOEGSBERG, M. Talking and Thinking About Biennials: The Potential of Discursivity. In: FILIPOVIC, E.; VAN HAL, M.; ØVSTEBØ, S (Eds.). The Biennial Reader. An Anthology on Large-Scale Perennial Exhibitions of Contemporary Art. Bergen: Bergen Kunsthall, 2010, p. 360-375.

FILIPOVIC, E.; VAN HAL, M.; ØVSTEBØ, S. (Eds.). The Biennial Reader. An Anthology on Large-Scale Perennial Exhibitions of Contemporary Art. Bergen: Bergen Kunsthall, 2010.

GARDNER, A.; GREEN, C. Biennials, Triennials, and Documenta: The Exhibitions that Created Contemporary Art. New Jersey: Wiley-Blackwell, 2016.

GIUNTA, A. América Latina en disputa. Apuntes para una historiografía del arte Latinoamericano. In: Los estudios de arte desde América Latina. Oaxaca: UNAM-Instituto de Investigaciones Estéticas, fev. 1996. Disponível em: http://www.esteticas.unam.mx/edartedal/PDF/Oaxaca/complets/giunta_oaxaca96.pdf. Acesso em: 9 mai. 2021.

JONES, C. Biennial Culture: A Longer History. In: RICCI, Clarissa, (Ed.). Starting from Venice: Studies on the Biennale. Milão: Et Al Edizioni, 2010, p 28–49.

LLANES, Lilian. Memórias de la Bienal de La Habana 1984-1999. Havana: Arte Cubano Ediciones, Consejo Nacional Artes Plásticas, 2012.

MARSCHALL, S. The Impact of the two Johannesburg Biennials on the Formation of a ‘New South African Art’. In: FILIPOVIC, E.; HAL, M.; ØVSTEBØ, Solveig (Eds.). The Biennial Reader An Anthology on Large-Scale Perennial Exhibitions of Contemporary Art. Bergen: Bergen Kunsthall, p. 454-465, 1999.

OGBECHIE, O. 2010. The Curator as Culture Broker: A Critique of the Curatorial Regime of Okwui Enwezor in the Discourse of Contemporary African Art. In: Conference The Task of the Curator: Translation, Intervention and Innovation in Exhibitionary Practice. Santa Cruz: Universidade da Califórnia, 2010. Disponível em: http://aachronym.blogspot.co.za/2010/06/curator-as-culture-broker-critique-of.html. Acesso em: 15 nov. 2017.

PÉREZ, M. M. Che Guevara: Contribuição ao pensamento revolucionário. São Paulo: Expressão Popular, 2001.

RAFAL, N. Venice or Havana: A Polemic on the Genesis of the Contemporary Biennial. In: FILIPOVIC, E.; VAN HAL, M.; ØVSTEBØ, S (Eds.). The Biennial Reader. An Anthology on Large-Scale Perennial Exhibitions of Contemporary Art. Bergen: Bergen Kunsthall, 2010, p. 88-103.

SILVA, B. An ‘other' stop on the global art trail: 2nd Johannesburg Biennale. Nka: Journal of Contemporary African Art. Durham: Duke University Press, n. 8, p. 46-51, 1998.

SPRICIGO, V. Rumo a uma arqueologia das exposições. In: CYPRIANO, Fabio; MARINS DE OLIVEIRA, Mirtes (Orgs.). História das Exposições / Casos Exemplares. São Paulo: Educ, 2016, p. 53-67.

TOMÁS, A. 1 Bienal de La Habana 84. Diario de la Juventud Cubana, Havana, 21 mai. 1984. Editorial.

WEISS, R.; CAMNITZER, L.; FUSCO, C.;‎ KAPUR, G.; ESCHE, C. (Eds.). Making Art Global (Part 1): The Third Havana Biennial 1989. Londres: Afterall Books, 2 v., 2012.

WEISS, Rachel. Visions, Valves, and Vestiges: The Curdled Victories of the Bienal de La Habana. Art Journal, v. 66, p. 10-27, 2007.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Juliana Caffé Alves Costa Lino

Downloads

Não há dados estatísticos.