Resumo
Este artigo trata das relações inusitadas do historiador da arte e connoisseur, Bernard Berenson (1865-1959), e a crítica de arte italiana, Margherita Sarfatti (1880-1961), com o meio artístico modernista de Buenos Aires, entre os anos 1940 e 1950. Procuramos assim elucidar a tradução, primeiro para o castelhano e depois para o português, de Aesthetics and History, de Berenson, e sua circulação no contexto sul-americano.
Referências
BARBANTINI, N. La mostra di Tiziano. Catalogo delle opere. Veneza: Ferrari, 1935.
_____. La mostra del Tintoretto. Catalogo delle opere. Veneza: Ferrari, 1937.
_____. Il Tintoretto a San Rocco, Saggi e Memorie di storia dell'arte, vol. 1 (1957), p.11-24.
BARDI, P. M. Exposição de Pintura Italiana Antiga. Rio de Janeiro: Studio di Arte Palma, 1946.
BAYÓN, D. C. Espejo de la pintura actual de Margarita G. de Sarfatti. Ver y estimar, Buenos Aires, vol. 1, n. 1, p. 32-33, abr. 1948.
_____. Celebraciones. Ver y estimar, Buenos Aires, vol. 3, n. 14-15, p. 19-26, nov. 1949.
BERENSON, B. The Venetian Painters of the Renaissance. Londres: G.P. Putnam’s Sons, 1894.
_____. The Drawings of the Florentine Painters. London: J. Murray, 1903.
_____. Italian Painters of the Renaissance. Londres: Clarendon Press, 1930.
_____. Los pintores italianos del Renacimiento. Buenos Aires: El Ateneo, 1944.
_____. Ristudiando Tintoretto e Tiziano. Arte veneta, vol. 1, 1947, p. 22-36.
_____. Aesthetics and History. Nova York: Doubleday & Co., 1948.
_____. Sketch for a Self-Portrait. London: Constable, 1949.
_____. Que és la historia del arte. Ver y estimar, Buenos Aires, vol. 5, n. 19, p. 1-17, set. 1950.
_____. Estética y historia en las artes visuales. (Colección Breviarios). Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 1966.
_____. Estética e história. São Paulo: Editora Perspectiva, 1972.
BRAUN, E. Leonardo’s Smile. In: Lazzaro, Claudia & Crum, Roger (orgs.). Donatello Among The Blackshirts. History and Modernity in the Visual Culture of Fascist Italy. Ithaca/Londres: Cornell University Press, 2005, p. 173-186.
CALO, M. A. The "Protean Acrobat of Painters" and the "Ostentation of the Obvious": Bernard Berenson on Modern Art. Archives of American Art Journal, Whashington, D.C., vol. 34, n. 2, p. 2-10,1994.
CANNISTRARO, P.; SULLIVAN, B. Il Duce’s Other Woman. Nova York: William Morrow & Company, 1993.
CHIERICHINI, C., ‘To the Dearest and the Youngest of My Friends’: Margherita Sarfatti to Bernard Berenson, 1936-57. In: ISRAELS, Machtelt; WALDMAN, Louis A. (orgs.). Renaissance Studies in Honor of Joseph Connors (Villa I Tatti, Series 29). Florença: Harvard University/Villa I Tatti, 2013, p. 723-729.
COHEN, R. Bernard Berenson. A Life in the Picture Trade. New Haven/Londres: The Yale University Press, 2013.
FERRARIO, R. Margherita Sarfatti. La regina dell’arte nell’Italia fascista. Milão: Mondadori, 2015.
GAMBA, C. Giovanni Bellini con 200 tavole. (Collezione “Valori Plastici”). Milão: Hoepli, 1937.
GENGARO, M. L. L’ultimo Berenson. Lettere Italiane, Firenze, vol. 2, n. 2/3, p. 142-144, set. 1950.
GIUNTA, A.; MALOSETTI, L. (orgs.). Arte de pós-guerra: Jorge Romero Brest y la Revista Ver y Estimar. Buenos Aires: Paidós, 2005.
GREENBERG, C. Art and History, New York Times Book Review, 28 nov. 1948, p.14.
GUTMAN, D. El amor judío de Mussolini: Margherita Sarfatti, del fascismo al exilio. Buenos Aires: Lumiere, 2006.
HASKELL, F. The Ephemeral Museum. Old Masters Paintings and the Rise of the Art Exhibition. New Haven/Londres: Yale University Press, 2000.
IAMURRI, L. Art History in Italy: Connoisseurship, Academic Scholarship and the Protection of Cultural Heritage. In: RAMPLEY, Matthew et al. (orgs.). Art History and Visual Studies in Europe. Transnational Discourses and National Frameworks. (Brill’s Studies in Intellectual History, vol. 4). Leiden / Boston: Brill, 2012, p. 393-406.
IL TINTORETTO, TIEPOLO, GUARDI: segnali e pennelli; mostra delle tre Scuole S. Rocco, S. Giovanni, I Carmini. [Cat. exp.] Veneza, 1947.
LIFFRAN, F. L’Égerie du Duce. Paris: Seuil, 2009.
MAGALHÃES, A. G. Classicismo moderno. Margherita Sarfatti e a pintura italiana no acervo do MAC USP. São Paulo: Alameda Editorial/FAPESP, 2016.
MARZORATI, S. Margherita Sarfatti: saggio biografico. Como: Nodo Libro, 1990.
POZZOLI, V. 1946! Porque Pietro Maria Bardi decidiu deixar a Itália e ir para o Brasil. In: MAGALHÃES, A. G.; RUSCONI, P.; MIGLIACCIO, L. (orgs.). Modernidade latina: os italianos e os centros do modernismo latino-americano [Anais do seminário internacional organizado entre 9 e 12 de abr. 2013]. São Paulo: MAC USP/UNIMI, 2014. Disponível em: ˂http://www.mac.usp.br/mac/conteudo/academico/publicacoes/anais/modernidade/index.html˃. Acessado em: 28 dez. 2019.
ROLAND, A. E. La estética de Bernard Berenson. Ver y estimar, Buenos Aires, vol. 5, n. 19, p. 18-34, set. 1950.
ROMERO BREST, J. Historia de las artes plasticas. Buenos Aires: Editorial Poseidon, 1945.
SAMUELS, E. Bernard Berenson: The Making of a Connoisseur. Cambridge MA/Londres: The Belknap Press, 1979.
SARFATTI, M. G. de. Storia della pittura moderna. Roma: Cremonese, 1930.
_____. Giorgione el pintor misterio. (Colección Biblioteca argentina del arte). Buenos Aires: Editorial Poseidon, 1944a.
_____. Tiziano o de la fé en la vida. (Colección Vidas y obras). Buenos Aires: Editorial Poseidon, 1944b.
_____. Espejo de la pintura actual. Buenos Aires: Editora Argos, 1947.
_____. El sonriente y paciente Bellini. Ver y estimar, Buenos Aires, vol. 3, n. 14-15, p. 4-18, nov. 1949.
_____. Correspondencia: escribe desde Roma Margarita Sarfatti. Ver y estimar, Buenos Aires, vol. 5, n. 19, p. 35-40, set. 1950.
_____. Carta de Margarita G. de Sarfatti. Ver y estimar, Buenos Aires, vol. 8. n. 27, p. 7-15, abr. 1952.
_____. Acqua passata. Bolonha: Cappelli, 1955.
_____. My Fault: Mussolini As I Knew Him (Sullivan, Brian ed.). Nova York: Enigma Books, 2014.
SARTRE, J. O sequestrado de Veneza. São Paulo: Cosac Naify, 2005 (1a. edição, 1957).
SIMPSON, C. Artful Partners. Bernard Berenson and Joseph Duveen. Nova York: Macmillan Publishing Company, 1986.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 MODOS