Cícero Dias em Lisboa
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Palavras-chave

Cícero Dias. Pintura. Arte lisboeta em 1940. Exposições. Crítica de arte.

Como Citar

GRANDO, Angela. Cícero Dias em Lisboa : "Uma poética e imaginada visão da realidade". MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 113–133, 2020. DOI: 10.24978/mod.v4i1.4351. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662880. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Com a proximidade da Segunda Guerra Mundial, dentre os artistas brasileiros que residiam na Europa, Cícero Dias é o único que não retorna ao Brasil e decide manter sua estada em Paris. Em 1942, torna-se prisioneiro dos alemães e diante disso é conduzido para Baden-Baden. Posteriormente é enviado para Vichy, e meses depois segue para Lisboa, onde permanecerá por alguns anos. Em Lisboa, sua obra vai atravessar uma outra fronteira, mas onde tudo isso a conduz? Interessou-nos analisar as transformações que se operaram no campo imagético de Cícero Dias tendo como fio condutor as exposições em que participou, as mostras individuais que organizou e a recepção da obra pela crítica, no período em que residiu em Portugal, entre 1942 e 1945.

https://doi.org/10.24978/mod.v4i1.4351
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