Resumo
O artigo aborda a importância dos títulos em obras de artes visuais como um elemento constitutivo da obra. Apresentamos aspectos históricos, teóricos e críticos associados ao ato de nomear os trabalhos artísticos. A partir de uma amostra diversa de obras (pinturas, performances, instalações, fotografias, objetos, livros de artista), de diferentes períodos, elaboramos uma tipologia dos títulos: narrativos, descritivos, poéticos, irônicos, tautológicos. Utilizamos como fonte de informação depoimentos e entrevistas dos artistas em que comentam a respeito dos títulos em suas obras. O ensaio "As palavras na pintura" de Michel Butor foi o ponto de partida para este texto, escrito originalmente para acompanhar uma tradução do ensaio.
Referências
ARCHER, M. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BUTOR, M. Les mots dans la peinture. In: _____. Repertoire IV. Paris: Éditions de Minuit, 1974.
CALDAS, W. Manual de Ciência Popular. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.
DUARTE, P. S. Waltercio Caldas. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
ERNST, M. Écritures. Paris: Gallimard, 1970.
FLUSSER, V “Indagações sobre a origem da língua”. In: SALZTEIN, S. (org.) No vazio do mundo. São Paulo: Galeria de Arte do SESI,1996.
FOUCAULT, M. Isto não é um cachimbo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
GÁLLEGO, J. Arte abstracto español. Fundación Juan March, Madri, 1983.
GOMBRICH, E. H. “Image and word in Twentieth-Century Art”. In: Topics of our time: Twentieth-Century issues in learning and in art. Berkeley; Los Angeles: Univ. of California, 1991, p.162-187.
HERZOG, H. A beleza do real. ARS (São Paulo), São Paulo, v. 3, n. 5, p. 50-77, 2005. https://doi.org/10.1590/S1678-53202005000100004.
HOEK, L. “Le titre à l´oeuvre. Manet, modernisme et institutions”. In: HEUSSER, M. et al. Text and visuality – word & image interactions III. Amsterdam: Rodopi, 1999.
KEULEN, S. van. The origin of the title. Kunst & Museumjournaal, vol. 5-6, 1994.
KOTZ, L. Words to Be Looked At: language in 1960s Art. Cambridge, Mass.: MIT Press, 2007.
KUH, K. Diálogo com a arte moderna. Rio de Janeiro: Lidador, 1965.
LANEYRIE-DAGEN, N. "Os gêneros pictóricos". In: LICHTENSTEIN, J. A pintura: textos essenciais. vol. 10: Os gêneros pictóricos. São Paulo, Editora 34, 2006.
MANGUEL, A. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
MORLEY, S. Writing on the Wall: word and image in modern art. Berkeley: University of California Press, 2005.
OWENS, C. O impulso alegórico: sobre uma teoria do pós-modernismo. Arte & Ensaios: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Rio de Janeiro, EBA/UFRJ, ano XI, n. 11, p. 112-125, 2004.
SCHWARTZ, A. O Grande Vidro e os Readymades, Mesmo. Marcel Duchamp: 19ª Bienal de São Paulo – Utopia versus Realidade. São Paulo: Fundação Bienal, 1987. Catálogo de exposição.
STALLABRASS, J. High Art Lite: British Art in the 1990s. London: Verso, 1991.
WOOD, P. Arte Conceitual. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Amir Brito Cador