Resumo
Com uma abordagem descritiva, através da observação à distancia das exposições ocorridas em São Paulo em 2022, Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, curada por Daiara Tukano no Museu da Língua Portuguesa, e Escola Panapaná, curada por Denilson Baniwa, o artigo apresenta uma análise dos processos curatoriais desses artistas. As observações beneficiam-se também de uma série de entrevistas realizadas com alguns artistas indígenas brasileiros e do trabalho de dois anos de pesquisa sobre as praticas artísticas do povo Sámi, do Norte da Europa, realizado no âmbito do projeto A South North Dialogue on Afro-Indigenous Art. Três são os pilares que norteiam essas práticas e as diferenciam do mundo das artes ocidentais impostos pelo universalismo eurocêntrico: primeiro, uma formulação mais complexa do conceito de autoria do que no Ocidente, onde as dimensões coletiva e pessoal se fundem; segundo, a inexistência nas cosmologias indígenas da palavra (e do conceito) de arte; e em terceiro lugar, a superação da perspectiva ocidental da divisão entre arte e artesanato que – ao referir frequentemente este último às tarefas domésticas, majoritariamente realizadas por mulheres – expressa o patriarcado e o racismo implícitos nela. Finalmente, o que a análise destaca é a semelhança do caráter coletivo e pedagógico dessas práticas.
Referências
BROWNING, D. Hiding in Plain Sight. Decolonising Public Memory. In: GARCÍA-ANTON, K. (ed.). Sovereign Words, Indigenous Art, Curations and Criticism. Oslo: Office for Contemporary Art Norway (OCA) / Valiz, 2018.
BUROCCO, L.; SOUZA, A. Life and its Transits as an Art Studio: A conversation with Arissana Pataxó. Archivo Papers, v. 3, n. 2, p. 69–84, 2023. Disponível em: https://archivopapersjournal.com/ojs/index.php/apj/article/view/91; acesso em: 3 de jun. 2024.
BUROCCO, L. Bienal de Luleå, autodeterminação dos povos originários dos países nórdicos europeus. Revista Buala, Lisboa, 12 jan. 2023a. Disponível em: https://www.buala.org/pt/vou-la-visitar/bienal-de-lulea-autodeterminacao-dos-povos-originarios-dos-paises-nordicos-europeus; acesso em: 3 de jun. de 2024.
BUROCCO, L. CURA e Vozes Contra o Racismo: pratiche artistiche e curatoriali di Contro Colonizzazione dal Sud’. Roots§Routes, Research on Visual Cutures, Bologna, v. XI, n. 35, 2021. Disponível em: https://www.roots-routes.org/cura-e-vozes-contra-o-racismo-pratiche-artistiche-e-curatoriali-di-contro-colonizzazione-dal-sud-di-laura-burocco/; acesso em: 3 de jun. de 2024.
BUROCCO, L. The Forest on the Walls. Notes on Indigenous Street Art. Nuart Journal, The Writing's on the Wall, Expanded Issue, v.3, n. 1, Spring 2021b, p.48-59. Disponível em: https://nuartjournal.com/pdf/issue-5/NJ5-08_Burocco.pdf. Acesso em: 3 de jun. de 2024.
COELHO, M. C.; MELO, V. Z. Nem heróis, nem vilões: o lugar dos diretores de povoações nas dinâmicas de transgressão à lei do Diretório dos Índios (1757-1798). Revista de História, São Paulo, v. 174, p.101-129, jan./jun. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2016.115846. Acesso em: 3 de jun. de 2024.
DE ALMEIDA, M. I., Mira! – Artes Visuais Contemporâneas dos Povos Indígenas. Introdução. Mundo Amazónico, Bogotá, v.5, p.185-188, 2014. Disponível em: https://revistas.unal.edu.co/index.php/imanimundo/article/view/45760/48330; acesso em: 3 de jun. de 2024.
DÚRON Maximilíano, Preeminent São Paulo Art Museum Hires FirstIndigenous Curator, 2019 https://www.artnews.com/art-news/news/sandra-benites-curator-masp-1202672924/; acesso em: 3 de jun. de 2024.
ESHRĀGHI, L., 2018. M-ãtau ‘O Tautuanaga O Fa’Aliga Ata Mo O Tãtou Lumana’I Considering the service of display for our future. In: GARCÍA-ANTON, K. (ed.). Sovereign Words, Indigenous Art, Curations and Criticism. Oslo: Office for Contemporary Art Norway (OCA) / Valiz, 2018, p 239-258.
FERNANDES, F. R. Diretório dos índios. InfoEscola, Florianópolis, s.d. Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/diretorio-dos-indios/. Acesso em: 3 de jun. de 2024.
FINBOG, L., GARCÍA-ANTÓN, K., NIILLAS, B. (orgs). Čatnosat, The Sámi Pavilion, Indigenous Art, Knowledge and Sovereignty. Oslo: Office for Contemporary Art Norway (OCA) / Valiz, 2022.
FRANCHETTO, B.; ALENCAR, A. de. Com a palavra os pesquisadores indígenas. Revista Linguistica, Rio de Janeiro, v. 15, n.1, p. 18 -39, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n1a25561; acesso em: 3 de jun. de 2024.
GARCÍA-ANTÓN, K.; GASKI, H.; GUTTORM, G. (orgs.). Let the River Flow. An Indigenous Uprising and its Legacy in Art, Ecology and Politics. Oslo: Office for Contemporary Art Norway (OCA) / Valiz, 2022.
GASKI, H.; GUTTORM, G. (eds.). Duodji Readers. Twelve essays on duodji by Sámi writers. Kárášjohka/Karasjok: Davvi Girji Editor, 2022.
KOPENAWA, D., ALBERT, B. A Queda do Céu, palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
KRENAK, A.; CESARINO, P. As alianças afetivas. Entrevista com Ailton Krenak por Pedro Cesarino. In: INCERTEZA VIVA. Catálogo da 32ª Bienal de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal de São PauLo, 2016, p. 169-189. Disponível em: https://www.academia.edu/37323976/As_alian%C3%A7as_afetivas_entrevista_com_Ailton_Krenak_por_Pedro_Cesarino. Acesso em: 3 de jun. de 2024.
KRENAK, A. Antes, o mundo não existia. In: NOVAES, Adauto (org.). Tempo e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 201-204.
KUOKKANEN, R. What is Hospitality in the Academy? Epistemic Ignorance and the (Im)Possible Gift. Review of Education, Pedagogy, and Cultural Studies, v. 30, n. 1, p.60-82, may 2008.
LAFUENTE, P.; BENITES, S. Walking towards the indigenous protagonism: on the work process in Dja guata Porã: Río de Janeiro Indígena. Revista Terremoto, Ciudad de México, n.14, [p.1-7], abr. 2019. Disponível em: https://terremoto.mx/en/revista/caminar-hacia-el-protagonismo-indigena-sobre-el-proceso-de-trabajo-en-dja-guata-pora-rio-de-janeiro-indigena/; acesso em: 3 de jun. de 2024.
LIMA, E., Língua que floresce por vingança: o tupi em Portugal. Afrolis, Lisboa, 26 out. 2023. Disponível em: https://afrolis.pt/lingua-que-floresce-por-vinganca-o-tupi-em-portugal/?fbclid=IwAR3ZbFRF-WTxDew-_JCH0sAwcyD_vpGZphMXjqpclis7pR94Ts4hn8Pjmz0. Acesso em: 4 nov. 2023.
MOULTON, K. I can still hear them calling echoes of my ancestors. In: GARCÍA-ANTON, K. (ed.). Sovereign Words, Indigenous Art, Curations and Criticism. Oslo: Office for Contemporary Art Norway (OCA) / Valiz, 2018, p 197-214.
ORLANDI, A. P. Conversa com Naine Terena “A arte funciona como instrumento de luta para os indígenas”. C&América Latina, Berlin, 25 jan. 2021. Disponível em:
https://amlatina.contemporaryand.com/pt/editorial/a-arte-funciona-como-instrumento-de-luta-para-os-indigenas-naine-terena/?fbclid=IwAR1-MkKosTYIKZxKC0PKx7biP2z3--n5cg5CpKqhGsKfxLY-30RqS9so578; acesso em: 28 abr. 2024.
RUANGRUPA (ed.). documenta Fifteen Handbook. Berlin: Hatje Cantz Verlag, 2022.
SILVA, V. G. da; REIS, L. V.; SILVA, J. C. (orgs.). Antropologia e seus Espelhos. A etnografia vista pelos observados. São Paulo: FFLCH/USP, 1994. Disponível em: https://www.academia.edu/39314757/L%C3%ADnguas_ind%C3%ADgenas_artes_da_palavra_Indigenous_Languages_verbal_arts; acesso em: 4 nov. 2023.
GRAUDEL, D. L.; JOCKS, H.-N.; NILSSON, E.; KLIEFOTH, M. (eds.). The Collective Eye in conversation with Ruangrupa. Thoughts on Collective Practices. Berlin: Distanz, 2022.
TUKANO, D. Hori. In: FAGTAR, abr. 2020. Disponível em: https://fagtar.org/expressoes/expodaiaratukano/; acesso em: 3 de jun. de 2024.
Vídeos
TOUR VIRTUAL da exposição Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação. Disponível em: https://nheepora.mlp.org.br/; acesso em: abr. 2024;
DENILSON BANIWA: Escola Panapaná. São Paulo: POSEIDOSCORP, 2023. 1 vídeo (28 min.). Disponível em: https://pinacoteca.org.br/programacao/exposicoes/denilson-baniwa-escola-panapana/; aesso em: 28 abr. 2024.
Matérias áudios
Arte Indígena Contemporânea - Em português. Disponível em: https://iono.fm/c/8642. Acesso em: 3 de jun. de 2024;
Contemporary Indigenous Art - Em inglês. Disponível em: https://iono.fm/c/8581. Aceso em: 3 de jun. de 2024.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Laura Burocco