Editorial
DOI:
https://doi.org/10.20396/rdbci.v4i3.2025Palavras-chave:
Editorial-Biblioteconomia, Editorial-Ciência da InformaçãoResumo
Em comemoração ao aniversário de três anos da Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação (RDBCI), estamos lançando o primeiro número especial temático da revista, a partir da obra de Umberto Eco, “O Nome da Rosa”, vista através da percepção de sete profissionais da área que fizeram uma leitura crítica e perceptiva sobre o campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação, subdivida nas temáticas: Preservação e Conservação da Memória; Perfil do Profissional da Informação; Disseminação da Informação;
Bibliotecas: facetas e mudanças e por último Biblioteca e Linguagens.
Vale a pena contextualizar como se estruturou este número especial. Inicialmente convidamos seis autores (professores), representantes de diferentes regiões do país e de diferentes universidades, ficando livre a parceria no texto para lapidarem a obra “O Nome da Rosa”, voltando seu olhar para as áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, a partir de temas determinados previamente, mas devido ao tempo, apenas cinco autores aceitaram este desafio.
Conseguimos um substituto e então fechamos o grupo com os seis professores.
Posteriormente, ocorreu uma desistência e não havia mais tempo hábil para convidarmos outro professor. Desta forma, a Região Norte não foi representada neste número especial e contamos com o compromisso de cinco professores, sendo que dois recorreram à co-autoria. Estes autores e co-autores estão situados geograficamente em áreas e instituições diferentes, sendo elas: Nordeste (Universidade Federal do Maranhão – UFMA), Centro-Oeste
(Universidade de Brasília – UnB), Sul (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Universidade Federal do Paraná – UFPR) e Sudeste (Universidade de São Paulo – USP e Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa/MG).
Downloads
Métricas
Referências
AMARO, R. K. O. F. No fim, o bibliotecário morre. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 4, p. 72–88, 2006. DOI: 10.20396/rdbci.v4i3.2030. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2030. Acesso em: 23 set. 2006.
BAPTISTA, S. G.; BRANDT, M. B. Do manuscrito ao digital: a longa sobrevivência das bibliotecas e dos profissionais envolvidos. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 4, p. 21–40, 2006. DOI: 10.20396/rdbci.v4i3.2027. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2027. Acesso em: 23 set. 2006.
BLATTMANN, Úrsula; FRAGOSO, G. M. A universidade do saber encontrado em bibliotecas: ontem, hoje e amanhã. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 4, p. 56–71, 2006. DOI: 10.20396/rdbci.v4i3.2029. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2029. Acesso em: 23 set. 2006.
CASTRO, C. A. Biblioteca como lugar de memória e eco de conhecimento: um olhar sobre “O Nome da Rosa”. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 4, p. 1–20, 2006. DOI: 10.20396/rdbci.v4i3.2026. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2026. Acesso em: 23 set. 2006.
MARCHIORI, P. Z. De “O Nome da Rosa” ao “O Código Da Vinci” verdade, mentira, autoritarismo e individualismo na disseminação da informação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 4, p. 41–55, 2006. DOI: 10.20396/rdbci.v4i3.2028. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2028. Acesso em: 23 set. 2006.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Gildenir Carolino Santos, Danielle Thiago Ferreira, Leonardo Fernandes Souto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação / Digital Journal of Library and Information Science utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- Os originais não serão devolvidos aos autores;
- Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Revista Digital de Biblitoeconomia e Ciência da Informação / Digital Journal of Library and Information Science, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.