EAD sim, mas com qual biblioteca?

  • Solange Puntel Mostafa Universidade do Vale do Itajaí
Palavras-chave: Ensino a distância. Bibliotecas. Educação

Resumo

Discute a importância da biblioteca virtual para o ensino a distância de qualquer curso; para tal o bibliotecário deve ser elemento indispensável na equipe de EAD uma vez que ele conhece as fontes e as formas de organização da informação, o que lhe possibilita atuar inclusive como tutor. Recomenda-se a intervenção do bibliotecário já na fase de planejamento do curso de tal forma que a biblioteca resultante seja um produto/processo tão importante quanto os demais componentes curriculares e customizada ao curso em questão. Destaca a gestão da informação nos sites educacionais, essa outra modalidade de EAD na formação continuada de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Solange Puntel Mostafa, Universidade do Vale do Itajaí

Referências

BREM, S.; ANDRÉA, J. Boyes Using critical thinking to conduct effective

searches of online resources. Practical assessment, research & evaluation, v. 7, n. 7. Disponível em: < http://ericae.net/pare/vetvn.asp?v=7&n=7

> . Acesso em: 30 abr. 2002.

CUENCA, A. M. B. O usuário final da busca informatizada: avaliação da

capacitação no acesso a bases de dados em biblioteca acadêmica. Ciência da Informação, v. 28, n. 3, p. 293-301, 1999.

DONADEL, E. R. Serviços e produtos informacionais em educação a distância: uma visão analítica das bibliotecas brasileiras. 2002. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Pontificia Universidade Católica de Campinas, Campinas.

GÓIS, A. O. et al. Serviço de referência aos usuários EAD/UNISA. São Paulo, Fundação Escola de Sociologia e Polítca. Curso de Especialização em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação. (Monografia de final de curso)

HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de

trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998. LANGE, E. P. S. Ensino a distância via www: a contribuição da Ciência da Informação na construção e comunicação do conhecimento. 2002. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas.

LYOTARD, J-F. O pós-moderno. 3. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1969.

MORAN, J. M.; MASSETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e

mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

MOSTAFA, S. P. ; TERRA, M. Fontes eletrônicas de informação: novas formas de comunicação e de produção do conhecimento. São Paulo em perspectiva, São Paulo, v. 12, n .4, out./dez. 1998. Disponível em:

< http://www.geocities.com/spmostafa/bibliografia.html>.

Publicado
2004-11-23
Como Citar
Mostafa, S. P. (2004). EAD sim, mas com qual biblioteca?. RDBCI: Revista Digital De Biblioteconomia E Ciência Da Informação, 1(1), 1-11. https://doi.org/10.20396/rdbci.v1i1.2085
Seção
Artigos