Banner Portal
Gestão da qualidade em serviços de informação do setor público
PDF

Palavras-chave

Gestão da qualidade total
Serviços de informação
Mudança de paradigmas
Motivação

Como Citar

LONGO, R. M. J.; VERGUEIRO, W. Gestão da qualidade em serviços de informação do setor público: características e dificuldades para sua implantação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 39–59, 2004. DOI: 10.20396/rdbci.v1i1.2088. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2088. Acesso em: 9 jun. 2023.

Resumo

Este artigo tece uma reflexão sobre as perspectivas e dificuldades de implantação do modelo de gestão pela qualidade total em unidades de informação. Discorre sobre a importância de se perceber as organizações dentro de uma visão integrada para garantir o processo de melhoria contínua em busca da excelência. Discute também as questões de motivação, de mudança de paradigmas e as barreiras mentais e organizacionais que afetam o desempenho das pessoas nos serviços de informação.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v1i1.2088
PDF

Referências

AGUAYO, R. D. Deming o americano que ensinou qualidadade total aos japoneses. São Paulo: Record, 1993.

ALBBRECHT, K. A revolução dos serviços: como as empresas podem recolucionar a maneira de tratar os seus clientes. 4.ed. São Paulo: Pioneira, 1994a.

ALBBRECHT, K. Serviços internos: como resolver a crise de liderança do gerenciamento de nível médio. São Paulo: Pioneira, 1994b.

AIDAR, M. M. Qualidade humana: as pessoas em primeiro lugar. São Paulo: Maltese, 1994.

BELASCO, J. A. Eninando os elefantes a dançar. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BELASCO, J. A. ; STAYER, R.C. O vôo do búfalo. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

BYHAM, W.C.; COX, J. Zapp!: o poder da nergização. 5.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BROPHY, P.; COULLING, K. Quality management for information and library managers. Aldershot: Aslib Gower, 1996.

CARR, D.K.; LITTMAN, I.D. Excelência nos serviços públicos: gerência da qualidade total na década de 90. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.

CASTRO, A. P. de. Qualidade e energização do patrimônio humano. Rio de Janeiro: Qualymark, 1993.

CASTRO, A. P. de. Zapp!: em ação. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2004 Rose Mary Juliano Longo, Waldomiro Vergueiro

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...