Gestão da informação para a tomada de decisão em uma instituição de ensino superior privada: a experiência da faculdades integradas da união educacional do Planalto Central (FACIPLAC/DF)

Palavras-chave: Gestão da Informação Institucional. Sistema de informação. Tomada de decisão.

Resumo

As organizações estão vivenciando a complexidade na gestão devido ao grande volume de informações e exigência por respostas rápidas que demandam tomadas de decisões contínuas e mais assertivas. Assim, o uso de tecnologias e sistemas, apesar de imprescindível para qualquer organização, por si só não garante a obtenção de vantagem competitiva se não houver uma relação direta entre sua adoção e a obtenção de resultados. Nesse contexto, discute-se a seguinte problemática de pesquisa: as decisões adotadas nas Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central - Faciplac/DF são apoiadas por quais sistemas informacionais? Sob tal enfoque, a justificativa para a realização da pesquisa é a importância que a informação possui para tomada de decisão em uma Instituição de Ensino Superior (IES) - as Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (Faciplac/DF) a fim de que tais decisões possam tornar a organização mais competitiva no setor em que atua. O objetivo do estudo em questão é analisar a gestão da informação na tomada de decisão na Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (Faciplac/DF). A metodologia adotada foi à pesquisa descritiva, com abordagem metodológica quali-quantitativa, ou seja, mista e pesquisa de campo, a ser desenvolvida in loco, utilizando como instrumento entrevista. A técnica de coleta de dados foi realizada pela utilização de um formulário estruturado para investigação, conduzido por entrevistas e observações diretas. Os resultados encontrados apontam para o modelo de gestão da informação na instituição, bem como permite compreender os mecanismos utilizados para tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gleiciane Rosa da Silva, Universidade de Brasília
Mestranda pela UNB na Faculdade de Ciência da Informação (FCI) na Linha de Pesquisa: Organização da Informação e no Grupo de Pesquisa: Inteligência Organizacional e Competitiva. Atualmente é Professora de Cursos Técnicos no SENAC. Professora Especialista no Curso de Administração da FACIPLAC.

Referências

ARAÚJO JR., R. H. de ; ALVARES, L. . As necessidades informacionais dos usuários no planejamento e modelagem de sistemas de informação. Revista IberoAmericana de Ciência da Informação, v. 1, p. 201-221, 2008.

AUDY, J. L. N.; ANDRADE, G. K. de; CIDRAL, A. Fundamentos de Sistemas de Informação. Porto Alegre. Bookman, 2005.

BARREYRO, Gladys Beatriz. Mapa do Ensino Superior Privado. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2008. Disponível em: http://each.uspnet.usp.br/gladysb/Mapa%20do%20ensino%20superior%20privado.pdf. Acesso em: 12/03/2016.

BAZERMAN, M.H., MOORE, D. Processo decisório. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

BECHARA, A.; DAMASIO, H.; DAMASIO, A. R. e LEE, G. P. Different contribuitions of the human amygdala and ventromedial pré-frontal córtex to decision-making. Journal of Neuro-science, 1999.

BICALHO, M. G. P. Ensino superior privado, relação com o saber e reconstrução identitária. 2004. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.

CHOO, C. W. Information management for the Intelligence organization; the art of scanning the environment. 2. Ed. Medford, N. J. Information Today, 1998 (ASIS Monograph Series).

CUNHA, L. A. A universidade temporã: o ensino superior da Colônia à era de Vargas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

DAMASIO, H.; TRANEL, D e DAMASIO, A. R. Deciding advantageously before knowing the advantageous strategy. Science, 1997.

DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da Informação: porque só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação/Thomas H. Davenport, Laurecnce Prusak, tradução Bernadette Siqueira Abrão. São Paulo: Futura, 1998.

DAWES, R. M. Rational choice in an uncertain world. Fort worth, TX: Harcourt Brace, 1998.

FAIRER-WESSELS, F. A. Information management education: towards a holistic perspective. South African Journal of Library and Information Science, v. 65, n. 2, p. 93 102, 1997.

LAUDON, K.; LAUDON, J. P. Gerenciamento de Sistemas de Informação. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora S.A, 2001.

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas: 2009.

OLIVEIRA, D. de P. R. Sistemas de Informações Gerenciais: estratégias, táticas operacionais. 13. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

PICANÇO, A. A. Educação superior para professores em exercício: formando ou improvisando? In: Reunião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação, 26, Caxambu, 2003. Anais. CD-ROM.

ROWLEY, J. Towards a framework for information management. International Journal of Information Management, v. 8, n. 5, p. 359-369, 1998.

SAMPAIO, H. O ensino superior no Brasil: o setor privado. São Paulo: Hucitec, Fapesp, 2000.

TANEGUTI, Luiza Yoko. Relatório técnico contendo estudo sobre a atual relação oferta/demanda de cursos de graduação no Brasil, como subsídio ao Conselho Nacional de Educação para a formulação de políticas públicas que possibilitem a melhor distribuição da oferta de vagas no ensino superior de graduação. PROJETO CNE/UNESCO 914BRZ1136.3 “Desenvolvimento, aprimoramento e consolidação de uma educação nacional de qualidade”. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇAO CÂMARA DE EDUCAÇAO SUPERIOR. 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13948-produto-2-oferta-demanda-educ-superior-pdf-pdf&category_slug=setembro-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20/03/2016, 11:59h.

TARAPANOFF, K. (Org.). Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

TAYLOR, A.; FARREL, S. Information Management for business. Metuchen, London: Aslib, 1995. 169p.

TRINDADE, H. Universidade em perspectiva: sociedade, conhecimento e poder. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 21. Trabalho apresentado. Política de Educação Superior. Caxambu, set. 1998. Disponível em: http://www.anped.org.br Acesso em:20/03/2016, 11:55h.

TOTVS. Institucional. Disponível em: https://www.totvs.com/a-totvs. Acesso em: 28/03/2016

VARAJÃO, J. E. Q.. A Arquitetura da Gestão de Sistemas de Informação, FCA, 2005.

WHITE, M. Intelligence management. In: CRONIN, B. (Ed.). Information management: from strategies to action. Londres: Aslib, 1985.

WILSON, T. D. Information management. In: FEATHER, J.; STURGES, P. (Ed.). International Encyclopedia of Information and Library Science. Londres: Rout leg, 2002.

Publicado
2017-01-31
Como Citar
Silva, G. R. da. (2017). Gestão da informação para a tomada de decisão em uma instituição de ensino superior privada: a experiência da faculdades integradas da união educacional do Planalto Central (FACIPLAC/DF). RDBCI: Revista Digital De Biblioteconomia E Ciência Da Informação, 15(1), 53-81. https://doi.org/10.20396/rdbci.v15i1.8645248