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O desenvolvimento da competência leitora na biblioteca da escola
Ambiente de biblioteca com livros para leitura
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Palavras-chave

Bibliotecas escolares
Competência em informação
Estudo de usuário
Necessidade de informação

Como Citar

RIBEIRO, Sara Dieny Chaves; GERLIN, Meri Nádia Marques; OLIVEIRA, Vânia Célia de. O desenvolvimento da competência leitora na biblioteca da escola: recuperação da informação e promoção da leitura crítica na era digital. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e024003, 2024. DOI: 10.20396/rdbci.v22i00.8673358. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8673358. Acesso em: 8 dez. 2024.

Resumo

Introdução: Além do empréstimo de livros, a biblioteca escolar promove serviços de apoio à aprendizagem e consiste em um espaço muito importante para a comunidade escolar. Objetivo: analisar aspectos relacionados com a competência leitora na biblioteca da escola do ensino fundamental e refletir sobre o fortalecimento de processos de recuperação, seleção e uso da informação por meio da leitura crítica de conteúdos informativos disponibilizados no espaço presencial e no ciberespaço. Metodologia: Para isso, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva e, quanto aos procedimentos, foi caracterizada como bibliográfica e um estudo de caso. Com a finalidade de fundamentar uma investigação com abordagem qualitativa, a coleta dos dados e a análise das informações sobre a temática foi realizada com base nas práticas consideradas como relevantes pelos bibliotecários escolares e outros profissionais que dialogam sobre o tema na Rede de Estudos das Competências da Universidade Federal do Espírito Santo. Resultados: Com base na investigação, referenciamos que a competência leitora é atravessada pela competência em informação sendo essencial na etapa da educação básica, principalmente nos anos finais, momento no qual o aluno necessita compreender criticamente a informação contida nas modalidades literárias, lúdicas, técnicas e científicas armazenadas em formatos multimodais. Conclusão: Essa competência é relevante para que o educando possa combater a desinformação por meio da aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas na era digital já que os alunos são, em sua maioria, nativos digitais desde a idade escolar, tornando-se uma condição para a obtenção do prazer de ler. 

 

https://doi.org/10.20396/rdbci.v22i00.8673358
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