Banner Portal
Profissionais da informação e o mapeamento do conhecimento nas organizações: o caso da kpmg Brasil
PDF

Palavras-chave

Profissional da informação
Gestão do conhecimento
Intranet
KPMG Brasil

Como Citar

HOMMERDING, Nadia M.S.; VERGUEIRO, Waldomiro. Profissionais da informação e o mapeamento do conhecimento nas organizações: o caso da kpmg Brasil. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 17–36, 2004. DOI: 10.20396/rdbci.v2i1.2071. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2071. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Análise e descrição da gestão da Informação nos processos de Gestão do Conhecimento da empresa KPMG Brasil, com ênfase no mapeamento do conhecimento tácito e explícito, buscando disponibilizar/compartilhar as informações mapeadas, por meio da Intranet, ferramenta facilitadora para o compartilhamento e divulgação da informação. Conclui que os Profissionais da Informação têm potencial para liderar e administrar processos de mapeamento do conhecimento nas organizações, principalmente porque possuem especializações inerentes à sua formação, no que concerne a localização, organização, estruturação e disponibilização de dados e informações que, posteriormente, serão transformados em conhecimento. Outra conclusão positiva refere-se ao uso da Tecnologia da Informação, neste caso específico, a Intranet, como aliada no trabalho do bibliotecário.
https://doi.org/10.20396/rdbci.v2i1.2071
PDF

Referências

CHASE, R. L. Knowledge navigators. Information Outlook, v. 2, n. 9, p. 17- 26, September 1998.

DAVENPORT, T. H. (1996). Knowledge management case study. Disponível em: < http://www.bus.utexas.edu/kman/hpcase.htm > Acesso em: 03 maio 2001.

____________; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998. 237 p.

____________; LONG, D. W., BEERS, M. C. Successfull Knowledge Management Projects. Sloan Management Review, Winter 1998.

HARVARD BUSINESS SCHOOL. Kpmg peat Marwick U.S.: one giant brain. Boston: Harvard Business School Publishing, 1997. [Study case 9-397-108]

HOMMERDING, N. M. S. O profissional da informação e a gestão do conhecimento nas empresas: um novo espaço para atuação, com ênfase nos processos de mapeamento do conhecimento e disponibilização por meio da Intranet, 2001. 210 f. Tese (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

KNOWLEDGE management glossary. Disponível em: < http://www.mccombs.utexas.edu/kman/glossary.htm > Acesso em: 05 mar. 2000.

KPMG AUDITORES INDEPENDENTES. Kworld deployment: the brazilian experience. São Paulo: KPMG, October 2000. 15 p.

KPMG AUDITORES INDEPENDENTES. Informativo Kworld, n. 1, jan. 2001.

__________________________________. Informativo Kworld, n. 2, jan. 2001.

KPMG BRASIL. Disponível em: < http:// www.kpmg.com.br>. Acesso em: jun. 2003.

MANAGEMENT review, December 1999. Disponível em: <http://www.amanet.org>.

MICROSOFT. KPMG turns Knowledge into value with Kworld. Disponível em: < http:// www.microsoft/knowledge/kworld.html>. Acesso em: 09 jun. 2001.

SVEIBY, K. E. A nova riqueza das organizações. Rio de janeiro: Campus, 1998.

UNIVERSITY OF ILLINOIS AT URBANA- CHAMPAIGN. Master of Science Degree Program. Disponível em : < http://www.lis.uiuc.edu/gslis/degrees/ms.html>. Acesso em: set. 2003.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2004 Nadia M.S. Hommerding, Waldomiro Vergueiro

Downloads

Não há dados estatísticos.