Banner Portal
EAD sim, mas com qual biblioteca?
PDF

Palavras-chave

Ensino a distância
Bibliotecas
Educação

Como Citar

MOSTAFA, Solange Puntel. EAD sim, mas com qual biblioteca?. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 1–11, 2004. DOI: 10.20396/rdbci.v1i1.2085. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2085. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Discute a importância da biblioteca virtual para o ensino a distância de qualquer curso; para tal o bibliotecário deve ser elemento indispensável na equipe de EAD uma vez que ele conhece as fontes e as formas de organização da informação, o que lhe possibilita atuar inclusive como tutor. Recomenda-se a intervenção do bibliotecário já na fase de planejamento do curso de tal forma que a biblioteca resultante seja um produto/processo tão importante quanto os demais componentes curriculares e customizada ao curso em questão. Destaca a gestão da informação nos sites educacionais, essa outra modalidade de EAD na formação continuada de professores.

https://doi.org/10.20396/rdbci.v1i1.2085
PDF

Referências

BREM, S.; ANDRÉA, J. Boyes Using critical thinking to conduct effective searches of online resources. Practical assessment, research & evaluation, v. 7, n. 7. Disponível em: http://ericae.net/pare/vetvn.asp?v=7&n=7. Acesso em: 30 abr. 2002.

CUENCA, A. M. B. O usuário final da busca informatizada: avaliação da capacitação no acesso a bases de dados em biblioteca acadêmica. Ciência da Informação, v. 28, n. 3, p. 293-301, 1999.

DONADEL, E. R. Serviços e produtos informacionais em educação a distância: uma visão analítica das bibliotecas brasileiras. 2002. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Pontificia Universidade Católica de Campinas, Campinas.

GÓIS, A. O. et al. Serviço de referência aos usuários EAD/UNISA. São Paulo, Fundação Escola de Sociologia e Polítca. Curso de Especialização em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação. (Monografia de final de curso)

HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de

trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998. LANGE, E. P. S. Ensino a distância via www: a contribuição da Ciência da Informação na construção e comunicação do conhecimento. 2002. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas.

LYOTARD, J-F. O pós-moderno. 3. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1969. MORAN, J. M.; MASSETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

MOSTAFA, S. P. ; TERRA, M. Fontes eletrônicas de informação: novas formas de comunicação e de produção do conhecimento. São Paulo em perspectiva, São Paulo, v. 12, n .4, out./dez. 1998. Disponível em: http://www.geocities.com/spmostafa/bibliografia.html.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2004 Solange Puntel Mostafa

Downloads

Não há dados estatísticos.