A pedagogia histórico-crítica no quadro das ideias pedagógicas contra-hegemônicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668571

Palavras-chave:

Teoria educacional crítica, Pedagogia socialista, Dermeval Saviani

Resumo

Este artigo objetiva apontar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica, no quadro das ideias pedagógicas contra-hegemônicas, orientando a compreensão do fenômeno educativo, contribuindo com a alteração da prática pedagógica, no sentido de articulá-la aos interesses da classe trabalhadora. Considerando a pertinência das elaborações desenvolvidas coletivamente acerca da PHC, que vão desde a realização de eventos, cursos e disciplinas, livros, artigos, teses e dissertações, indicamos a necessidade de balanços da produção do conhecimento, que adentrem na análise do conteúdo destas produções, indicando avanços e possíveis lacunas a serem coletivamente assumidas.

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Biografia do Autor

Carolina Nozella Gama, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora do Centro de Educação na Universidade Federal de Alagoas.

Joelma de Oliveira Albuquerque, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora na Universidade Federal de Alagoas, Campus de Arapiraca.

Celi Nelza Zülke Taffarel, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora Doutora Titular, na Universidade Federal da Bahia.

Referências

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Publicado

2022-06-21

Como Citar

Gama, C. N. ., Albuquerque, J. de O. ., & Taffarel, C. N. Z. (2022). A pedagogia histórico-crítica no quadro das ideias pedagógicas contra-hegemônicas. Filosofia E Educação, 14(1), 10–35. https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668571