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A pedagogia histórico-crítica no quadro das ideias pedagógicas contra-hegemônicas
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Palavras-chave

Teoria educacional crítica
Pedagogia socialista
Dermeval Saviani

Como Citar

GAMA, Carolina Nozella; ALBUQUERQUE, Joelma de Oliveira; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke. A pedagogia histórico-crítica no quadro das ideias pedagógicas contra-hegemônicas. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 10–35, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i1.8668571. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8668571. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo objetiva apontar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica, no quadro das ideias pedagógicas contra-hegemônicas, orientando a compreensão do fenômeno educativo, contribuindo com a alteração da prática pedagógica, no sentido de articulá-la aos interesses da classe trabalhadora. Considerando a pertinência das elaborações desenvolvidas coletivamente acerca da PHC, que vão desde a realização de eventos, cursos e disciplinas, livros, artigos, teses e dissertações, indicamos a necessidade de balanços da produção do conhecimento, que adentrem na análise do conteúdo destas produções, indicando avanços e possíveis lacunas a serem coletivamente assumidas.

https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668571
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Referências

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