Segurança alimentar em Cabo Verde

objetivos das políticas públicas e resultados alcançados

Palavras-chave: Segurança alimentar, Cabo Verde

Resumo

No âmbito da palestra apresentada no 11º Encontro das Fundações da CPLP, sob o lema Segurança Alimentar: O papel das Fundações no Desenvolvimento de Politicas Públicas de Desenvolvimento, escolheu–se para fins deste trabalho, fazer uma análise comparativa, atravéz de entrevistas guiadas a quatro especialistas do sector publico, de ONG e de organismos internacionais de ajuda ao desenvolvimento com experiência na implementação de políticas públicas para que fizessem uma comparação entre a pratica e a teoria na implementação de politicas públicas para a segurança alimentar em Cabo Verde. Concluiu-se que as políticas de bem-estar social não estão de todo salvaguardas e que para dar esta resposta existe uma necessidade premente de se ter uma política efetiva de desenvolvimento sustentável da agricultura, melhorando o foco na qualidade de vida e em políticas económicas e sociais justas e sustentável do ponto de vista ambiental. Apesar de não haver impedimentos legais a organização de associações também não existe mecanismos que promovam a participação no processo de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elsa Barbosa Simões, Universidade de Cabo Verde

Mestre em Gestão da Qualidade e Marketing Agroalimentar pela Universidade de Évora em Portugal.

Vladmir Antero Delgado Silves Ferreira, Universidade de Cabo Verde

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Cabo Verde; Vogal do Conselho Diretivo, Docente e Pesquisador na Escola Superior de Ciências Agrárias e Ambientais, da Universidade de Cabo Verde

Gottlieb Basch, Universidade de Évora

´Professor do Departamento de Ciências da Agricultura da Universidade de Évora.

Referências

United Nations Development Programme. Human Development Report 2015 – Work for Human Development. Nova Iorque: UNDP; 2015.

Barca F. An Agenda for a Reformed Cohesion Policy – place-based approach to meeting European Union challenges and expectations. EUA; 2009.

Amaral I. História Geral de Cabo Verde: Introdução geográfica Lisboa. Lisboa: Instituto de Investigação Cientifica Tropical; 1991.

Ministério do Desenvolvimento Rural. Boletim informativo [Internet]. 2014 [acesso em 29 abr2018]. Disponível em:http://www.portaldoconhecimento.gov.cv

Martins S. Cabo Verde e Brasil – por uma agenda de cooperação Sul-Sul. Textos para Discussão 5. Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional – CERESAN: OXFAM; 2015.

Latham MC. Human Nutrition in the Developing World. [online]. 1997 [acesso em 29 abr 2018]. Disponível em: http://bit.ly/2yqLmLL

Mota DMD, Schmitz H, Freitas MN. Pesquisa e Agricultura Familiar: contribuição para o debate. Raízes. 2007;26(1-2):128-139.

Carvalho A. Agricultura Familiar, Nutrição e Segurança Alimentar nos Países em Desenvolvimento. In: Lima S, Magalhães R, Fonseca L. Segurança Alimentar e Nutricional na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: Desafios e Perspectivas. Oficina de Segurança Alimentar e Nutricional dos países da CPLP:WordNutrion Rio 2012; 2012.

Guanziroli CE, Buainain AM, Sabbato AD. Dez Anos de Evolução da Agricultura Familiar no Brasil: (1996 e 2006). RESR. 2012;50(2):351-370.

Kesavan PC, Swaminathan MS. International Year of Family Farming: a boost to evergreen revolution. Current Science. 2014;107(12):25.

Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Situação da Governança da Segurança Alimentar e Nutricional e o Papel da Agricultura Familiar nos Países da CPLP. Roma: ONU; 2013.

Instituto Nacional de Estatistica (Cabo Verde). Inquérito às Despesas e Receitas Familiares (IDRF). Cidade da Praia: Instituto Nacional de Estatística; 2016.

Ministério das Finanças (Cabo Verde). Documento de Estratégia de Crescimento e Redução da Pobreza III (2012-2016). Cidade da Praia: Ministério das Finanças; 2012.

Ferreira V. Conflitos e participação no uso da Água da Barragem de Poilão, Ilha de Santiago, Cabo Verde. Cidade da Praia: Imprensa de Cabo Verde; 2015.

Pina R. Associativismo e Desenvolvimento Local em Cabo Verde: Notas Sobre Alguns Percursos de Revitalização Rural. In: Actas do III Congresso de Estudos Rurais (III CER); 2008. Faro: Universidade do Algarve; 2008. p. 1-3.

Ferreira V. Barragem staFinkaduma nós nu FikaDisariadu: Espaços de Afrontamento entre as Dúvidas do Presente e as Incertezas do Futuro na Comunidade de Boaventura em Figueira Gorda. Repoc. 2016;13(26).

Publicado
2019-11-18
Como Citar
Simões, E. B., Ferreira, V. A. D. S., & Basch, G. (2019). Segurança alimentar em Cabo Verde. Segurança Alimentar E Nutricional, 27, e020002. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8651211
Seção
Artigo de Segurança Alimentar e Nutricional