Estudo de caso sobre ensino de Geociências em uma turma de ensino fundamental da rede privada de Duque de Caxias - RJ

Autores

  • Thatianne Castro Vieira Universidade do Grande Rio
  • Andrea Velloso Universidade do Grande Rio
  • Ana Paula de Castro Rodrigues Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v12i3.8647892

Palavras-chave:

Geociências, Práticas de ensino, Recursos didáticos

Resumo

Este estudo realizou um diagnóstico sobre o ensino de temas geocientíficos no sexto ano do ensino fundamental II, em instituição educacional da rede privada, Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias-RJ. Questionários foram aplicados a um docente de Ciências e 37 discentes. Uma avaliação qualitativa de quatro diferentes metodologias de ensino sobre o ciclo da água foi realizada. A maioria dos discentes não soube dizer o que era Geociências, mas relatou alto interesse por Universo, Vulcanismo e Planeta Terra. Tanto o docente quanto os discentes apontaram os ciclos biogeoquímicos como temas menos interessantes. Das atividades aplicadas em sala de aula, as atividades lúdicas (jogo e modelo didático) foram as que fomentaram maior número de questionamentos. É necessário que os professores das séries do ensino fundamental II, em especial de Ciências e Geografia, se atualizem e diversifiquem as práticas de ensino para proporcionar uma melhor construção do conhecimento pelos discentes.

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Biografia do Autor

Thatianne Castro Vieira, Universidade do Grande Rio

Graduada em licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade Unigranrio. Cursando o Bacharel em Ciências Biológicas pela Faculdade Famath (Faculdades Integradas Maria Tereza), com ênfase em Biologia Marinha. Estagiou durante nove meses no projeto Cultivo de Bivalves Como Subsídio ao Biomonitoramento da Contaminação Por Metais no Laboratório de Geoquímica da Universidade Federal Fluminense. 

Andrea Velloso, Universidade do Grande Rio

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Ciências Biológicas e Doutora em Ciências - área de concentração em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ana Paula de Castro Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas, com ênfase em Biologia Ambiental, pelo Centro Universitário da Cidade e doutorado e mestrado em Geociências (Geoquímica Ambiental) pela Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2016-12-15

Como Citar

VIEIRA, T. C.; VELLOSO, A.; RODRIGUES, A. P. de C. Estudo de caso sobre ensino de Geociências em uma turma de ensino fundamental da rede privada de Duque de Caxias - RJ. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 12, n. 3, p. 153–162, 2016. DOI: 10.20396/td.v12i3.8647892. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8647892. Acesso em: 1 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos