O uso do aplicativo “VisibleGeology” no ensino de Geociências

Autores

  • Victor Muniz Alves Cruz Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Visible Geology

Resumo

Há um grande desafio a ser superado pelos professores em sala de aula principalmente na tentativa de instigar o espírito investigativo nos alunos. O ensino de conteúdos geológicos pode ser, por muitas vezes, desconexo da realidade cotidiana, regidos por complexas teorias e evoluções que podem tornar o assunto desinteressante e de dificil compreensão, principalmente quando não aplicados diretamente a alunos de graduação em Geologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Muniz Alves Cruz, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestre em Análise de Bacias e Faixas Móveis pela UERJ e atualmente atua como geólogo do Ministério do Planejamento e Gestão- Superintendência do Patrimônio da União.

Referências

Beaulieu S.E., Emery M., Brickley A., Spargo A., Patterson K., Joyce K., Silva T., Madin K. 2015. Using Digital Globes to Explore the Deep Sea and Advance Public Literacy in Earth System Science. J. Geosc. Educ., 63(4):332-343.

Boulton G. S. 2001. The earth system and the challenge of global change. In: Gordon J.E., Leys K.F. 2001. Earth science and the natural heritage: interactions and integrated manangement. Edinburgh: Scottish Natural Heritage, p. 26-54

Carneiro C.D.R., Toledo M.C.M.; Almeida F.F.M. 2004. Dez motivos para a inclusão de temas de geologia na educação básica. Rev. Bras. Geoc., 34(4): 553-560.

Compiani M. 2005. Geologia pra que te quero no ensino de Ciências. Campinas: Educ. & Soc., (36):100-117.

Cox H., Kelly K., Yetter L. 2014. Using Remote Sensing and Geospatial Technology for Climate Change Education. J. Geosc. Educ., 62(4):609-620.

Gates A.E., Kalczynski M.J. 2016. The Oil Game: Generating Enthusiasm for Geosciences in Urban Youth in Newark, NJ. J. Geosc. Educ., 64(1):17-23.

Luo W., Pelletier J., Duffin K., Ormand C., Hung W., Shernoff D.J., Zhai X., Iverson E., Whalley K., Gallaher C., Furness W. 2016. Advantages of com- puter simulation in enhancing students’ learning about landform evolution: A case study using the Grand Canyon. J. Geosc. Educ., 64(1):60-73.

Mansur K.L. 2009. Projetos Educacionais para a Po- Projetos Educacionais para a Po-

pularização das Geociências e para a Geoconservação. São Paulo: Geol. USP, Publ. espec., 5:63-74.

Silva B. A. 2013. Dificuldades metodológicas no ensino de geologia. In: 8a Semana Acadêmica e 8a xpedição Geográfica: Ensino, práticas e formação em Geografia. Marechal Candido Rondon, UNIO-ESTE. URL: http://cacphp.unioeste.br/eventos/semanageografia/anais2013/trabalhos/resumo_ex-

pandido/geografia/1.pdf. Acesso: 03.10.2016.

Spandler C. 2016. Mineral Supertrumps: A New Card Game to Assist Learning of Mineralogy. J. Geosc. Educ., 64(2):108-114.

Todd C., O’Brien K.J. 2016. Teaching Anthropogenic Climate Change Through Interdisciplinary Collaboration: Helping Students Think Critically About Science and Ethics in Dialogue. J. Geosc. Educ., 64(1):52-59.

Uceda A.C. 1996. El Patrimonio Geologico: ideas pa El Patrimonio Geologico: ideas pa-

ra su protección, conservación y utilización. In: MOPTMA - min. Obr. Públ. Tranp. Med. Amb. El patrimonio geológico. Bases para su valoración, protección, conservación y utilización. Madrid. p. 17-27.

Visible Geology. URL: http://www.visiblegeology.com. Acesso 03.10.2016.

Woods T.L., Reed S., Hsi S., Woods J.A., Woods M.R. 2016. Pilot Study Using the Augmented Reality Sandbox to Teach Topographic Maps and Surficial Processes in Introductory Geology Labs. J. Geosc.Educ., 64(3):199-214.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

CRUZ, V. M. A. O uso do aplicativo “VisibleGeology” no ensino de Geociências. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 12, n. 3, p. 243–245, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8647902. Acesso em: 9 dez. 2021.

Edição

Seção

Breve Comunicação