Resumo
O estudo da Terra sob perspectiva sistêmica concilia o caráter complexo, experimental e simultaneamente histórico de Ciência do Sistema Terra, em um tratamento multidisciplinar que contribui na formação da cidadania. Fortalecendo o enorme potencial dos estudos da Terra para tratar de problemas que extrapolam os limites das disciplinas tradicionais, o desenvolvimento das especializações e áreas profissionais das Geociências sob o prisma dos sistemas terrestres representa importante objetivo de formação para estudantes em cursos que contemplem algum componente ambiental. Sobretudo nos campos de atuação profissional da Hidrogeologia, Geologia Urbana e Geologia de Recursos Energéticos, emergem questões complexas que exigem a capacidade de teorizar, resolver problemas e tratar de questões globais, envolvendo fatores naturais, experimentais e sociais.
Referências
Shipley T.F., McConnell D., McNeal K.S., Petcovic H.L., St. John K.E. 2017. Transdisciplinary Science Education Research and Practice: Opportunities for GER in a Developing STEM Discipline-Based Education Research Alliance (DBER-A). J. Geosc. Educ., 65(4):354-362.
A Terrae Didatica utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.