Educação para a geoconservação: reflexões da experiência no Parque Estadual da Serra do Mar (SP)

Autores

  • Eliana Mazzucato Universidade Estadual de Campinas
  • Denise de La Corte Bacci Universidade Estadual de Campinas
  • Vânia Maria Nunes dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v14i4.8654191

Palavras-chave:

Geoconservação. Parque Estadual da Serra do Mar. Participação. Propagação.

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar e analisar a experiência de elaboração, planejamento, execução do curso intitulado “Estratégias de Geoconservação no Parque Estadual da Serra do Mar”, realizado nos núcleos Picinguaba e Caraguatatuba e em uma escola municipal de ensino fundamental de Ubatuba em 2016 e 2017. O curso consistiu em uma etapa de valorização e divulgação do patrimônio geológico e da geodiversidade local, baseado em inventários já realizados na área de estudo. A abordagem teve co-mo princípio a Aprendizagem Social para incentivar a Geoconservação nessa área. Sua construção esteve baseada no ensino de Geociências, na interpretação e divulgação da Geodiversidade, na valorização dos saberes e experiências dos atores locais e na participação desses atores nas propostas educativas para a conservação.

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Biografia do Autor

Eliana Mazzucato, Universidade Estadual de Campinas

Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas.

Denise de La Corte Bacci, Universidade Estadual de Campinas

Professora do Programa de Pós Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas.

Vânia Maria Nunes dos Santos

Professora do Programa de Pós Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2018-12-07

Como Citar

MAZZUCATO, E.; BACCI, D. de L. C.; SANTOS, V. M. N. dos. Educação para a geoconservação: reflexões da experiência no Parque Estadual da Serra do Mar (SP). Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 14, n. 4, p. 417–426, 2018. DOI: 10.20396/td.v14i4.8654191. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8654191. Acesso em: 27 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos