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O tema biodiversidade do solo e serviços ambientais na sala de aula
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Palavras-chave

Formação de professores
Ensino de solos
Educação em solos
Estrutura curricular

Como Citar

COSTA, Iasmin Nunes; CAMPOS, Mari Lucia; MIQUELLUTI, David; BARBOSA, Taína Pitz; LINDER, Jourdan; HENRIQUE, Schayanne Matos; KLAUBERG FILHO, Osmar. O tema biodiversidade do solo e serviços ambientais na sala de aula. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e022009, 2022. DOI: 10.20396/td.v18i00.8667357. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8667357. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

As funções desempenhadas pela Biodiversidade do solo são de suma importância para a manutenção da vida, e a educação é uma via de acesso fundamental, para o conhecimento deste tema pelos educandos. O objetivo deste trabalho foi estabelecer as diferenças existentes na estrutura curricular de escolas catarinenses e municipais, analisando a formação dos professores e o incentivo fornecido pela gestão escolar, para o desenvolvimento das atividades relacionadas ao tema. Como metodologia, foram utilizados questionários com professores e entrevistas semiestruturadas com os gestores e Educador Permanente. Os resultados obtidos foram analisados através de análise de co-ocorrências e estatística descritiva. Com o estudo, pode-se concluir que o componente curricular Educação para a Sustentabilidade aborda a Biodiversidade do Solo, tanto em sua estrutura curricular, como nos temas citados pelos professores, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Já com os professores de Ciências da Natureza, observou-se que, há certa defasagem no conhecimento do tema.

https://doi.org/10.20396/td.v18i00.8667357
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