Banner Portal
Mapeamento dos artigos sobre trabalhos de campo publicados nas edições de 2002 a 2021 do congresso brasileiro de geologia
PDF

Palavras-chave

Metodologia ativa
Espaço não-formal de aprendizagem
Análise de conteúdo
Ensino de geociências

Como Citar

SALVETTI, Rodrigo Artur Perino; FRENEDOZO, Rita de Cássia. Mapeamento dos artigos sobre trabalhos de campo publicados nas edições de 2002 a 2021 do congresso brasileiro de geologia . Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e022008, 2022. DOI: 10.20396/td.v18i00.8668040. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8668040. Acesso em: 10 out. 2024.

Resumo

Práticas de campo são comuns em diversas disciplinas, sobretudo aquelas relacionadas às Geociências, e são consideradas de suma importância para o aprendizado pois permitem, na prática, o reconhecimento das feições e estruturas discutidas em sala de aula. Com o objetivo de avaliar o pensamento sobre a eficiência das práticas de campo propostas no ensino das Geociências, foram avaliados os trabalhos publicados nas seções técnicas de ensino do Congresso Brasileiro de Geologia, no período entre 2002 e 2021. No total, foram identificados trinta trabalhos, cuja análise revelou que existe consenso de que as atividades de campo são importantes para o desenvolvimento profissional e intelectual dos futuros geocientistas, mas que não existe metodologia aplicável para a avaliação da eficiência dessas práticas. Recomenda-se assim que novas pesquisas sejam desenvolvidas no sentido de definir uma metodologia de avaliação de eficácia das práticas de campo desenvolvidas tanto no ensino básico quanto no ensino superior.

https://doi.org/10.20396/td.v18i00.8668040
PDF

Referências

Andrade, W. S., & Carneiro, C.D.R. (2019). Ilustrar ou induzir? Eis a questão... os trabalhos de campo e seus papéis didáticos. Terræ Didatica, v. 15, 1-13. doi: 10.20396/td.v15i0.8657610.

Andrade, G. P., & Jesus, J. C. S. (2014). Visita técnica na região da Baía de Iguape. In: 47º Congresso Brasileiro de Geologia, Salvador, set/2014. Anais... Salvador, p. 1148. Disponível em: http://www.sbgeo.org.br/home/pages/44. Acesso em: 09.05.2022.

Andrade, W. S., Graminha, C. A., Aquino, T. D. V. S., Cerri, C. A. D., & Carneiro, C. D. R. (2016). Avaliação quantitativa de um trabalho de campo na disciplina Ciência do Sistema Terra I. In: 48º Congresso Brasileiro de Geologia, Porto Alegre, out/2016. Anais... Porto Alegre, p. 1924. Disponível em: http://cbg2017anais.siteoficial.ws/. Acesso em: 09.05.2022.

Barboza, B. S. S., & Rodrigues, H. M. (2016). Prática de ensino: a importância da aula de campo em disciplinas acadêmicas para formação docente em geografia. XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, São Luís, v. 1, n. 1, p. 1-6. Disponível em: http://www.eng2016.agb.org.br/resources/anais/7/1467227972_ARQUIVO_ArtigoENG

.pdf. Acesso em: 08.05.2022.

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Barroso, F. R. G., & Ribeiro,T. F. (2014). A importância das aulas de campo no Parque Nacional de Ubajara, PNU. In: 47º Congresso Brasileiro de Geologia, Salvador, set/2014. Anais... Salvador, p. 1314. Disponível em: http://www.sbgeo.org.br/home/pages/44. Acesso em: 09.05.2022.

Bonito, J. (1999). Da importância do ensino das Geociências: algumas razões para o “ser” professor de Geociências. In: Évora: Universidade de Évora. Metodologia do ensino das ciências: Investigação e prática dos professores, 1(1), 41-55. Disponível em: http://hdl.handle.net/10174/16541. Acesso em: 07.05.2022.

Carneiro, C. D. R., Cunha, C. A. L. S., & Campanha, G. A. C. (1993). A teoria e a prática em Geologia e o eterno retorno. Revista Brasileira de Geociências, 23(4), 339-346. Disponível em: https://www.ppegeo.igc.usp.br/index.php/rbg/article/view/11661. Acesso em: 02.03.2022.

Carneiro, C. D. R., Machado, F. B., Reis, F. A. G. V., Estrella, G. O., & Dantas, A. S. L. (2019). Trajetória do conhecimento geológico no Brasil. In: Reis, F. A. G. V., Kuhn, C. E. S., Figueira, R. M., & Viero, A. P. (Eds.) (2019). A Geologia na Construção e Desenvolvimento Sustentável do Brasil. São Paulo: Febrageo. p. 01-34. (Cap. 1). Disponível em: http://aguasustentavel.org.br/Download/livrogeologia2019.pdf. Acesso em: 08.05.2022

Castro, A. R. S. F., Carvalho, I. S., & Mansur, K. L. (2012). Programa de educação em Geociências: a educação pela pedra. In: 46º Congresso Brasileiro de Geologia, Santos, out/2012. Anais... Santos, p. 769. Disponível em:: http://www.sbgeo.org.br/home/pages/44. Acesso em: 09.05.2022.

Cordani, U. G. (1995). As Ciências da Terra e a mundialização das sociedades. São Paulo, Estudos Avançados, 9(25), 13-27. doi: 10.1590/S0103-40141995000300003.

Cordani, U. G., Ernesto, M., Dias, M. A. F. S., Saraiva, E. S. B. G., Alkmin, F. F., Mendonça, C. A., & Albrecht, R. (2018). Ensino de Geociências na universidade. São Paulo, Estudos Avançados, 32(94), 309-330. doi: 10.1590/s0103-40142018.3294.0020.

Costa, A. P. L., & Lira, A. E. C. M. (2016). Projeto mais prática e menos teoria: estimulando o interesse dos estudantes do Ensino Médio pelo curso de graduação em Geologia. In: 48º Congresso Brasileiro de Geologia, Porto Alegre, out/2016. Anais... Porto Alegre, p. 1950. Disponível em: http://cbg2017anais.siteoficial.ws/. Acesso em: 09.05.2022.

Daher, A. P., & Flores, M. A. C. (2016). As atividades de campo e seu impacto no processo educacional em Geociências. In: 48º Congresso Brasileiro de Geologia, Porto Alegre, out/2016. Anais... Porto Alegre, p. 2023. Disponível em: http://cbg2017anais.siteoficial.ws/. Acesso em: 09.05.2022.

Dehaini, J., & Santos Junior, E. V. C. (2012). Aula de campo como ferramenta de ensino de Geociências na qualificação de tecnólogos em petróleo e gás: uma experiência no Uninorte/Laureate, Amazonas. In: 46º Congresso Brasileiro de Geologia, Santos, out/2012. Anais... Santos, p. 1033. Disponível em: http://www.sbgeo.org.br/home/pages/44. Acesso em: 09.05.2022.

Eliziário, N. T., Vasconcelos, A. G., & Kraemer, B. M. (2016). Espeleologia no carste de Lagoa Santa, MG: uma abordagem didática para o ensino superior em Geociências. In: 48º Congresso Brasileiro de Geologia, Porto Alegre, out/2016. Anais... Porto Alegre, p. 2016. Disponível em: http://cbg2017anais.siteoficial.ws/. Acesso em: 09.05.2022.

Ernesto, M., Cordani, U. G., Carneiro, C. D. R., Dias, M. A. F. S., Mendonça, C. A., & Braga, E. S. (2018). Perspectivas do ensino de Geociências. São Paulo, Estudos Avançados, 32(94), 331-343. doi: 10.1590/s0103-40142018.3294.0021.

Fantinel, L. M. (2008). Relações teoria-prática mediadas por atividades geológicas de campo. In: 44º Congresso Brasileiro de Geologia, Curitiba, out/2008. Anais... Curitiba, p. 1331. Disponível em: http://www.sbgeo.org.br/home/pages/44. Acesso em: 09.05.2022.

Fantinel, L., Janasi, V. A., Assis, J. F. P., Alecrim, J.R., Almeida, H. L.de, Compiani, M., Conceição, R…. & Carneiro, C. D. R. (2008). Diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Geologia e Engenharia Geológica. Terræ Didatica, 4(1), 85- 89. doi: 10.20396/td.v4i1.8637498

Fernandes, J. A. B. (2007) Você vê essa adaptação? A aula de campo em ciências entre o retórico e o empírico. Tese de Doutorado, São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14062007-165841/pt-br.php. Acesso em: 09.05.2022.

Fragoso, D. G. C., Raja Gabaglia, G. P., Silveira, M. M. L., & Bunevich, R. B. (2021). Escola de estratigrafia de alta resolução da Petrobrás: 22 anos de exitosa prática pedagógica em geologia de campo. In: 50º Congresso Brasileiro de Geologia, Brasília, jul/2021. Anais... Brasília, v. 2, p. 169. Disponível em: https://50cbg.com/anais/. Acesso em: 09.05.2022.

Freitas, G. O., Brito Junior, G. J. V., & Salazar, J. P. (2014). Prática de campo de geologia entre os municípios de Manaus e Presidente Figueiredo. In: 47º Congresso Brasileiro de Geologia, Salvador, set/2014. Anais... Salvador, p. 1678. Disponível em: http://www.sbgeo.org.br/home/pages/44. Acesso em: 09.05.2022.

Generoso, B., Freitas, G., Araújo R., Marchesini, V., Kraemer, B.M., & Vasconcelos, A.G. (2016). Atividade didática de paleontologia em afloramento de estromatólitos localizado à margem da rodovia BR040 (Formação Sete Lagoas, MG). In: 48º Congresso Brasileiro de Geologia, Porto Alegre, out/2016. Anais... Porto Alegre, p. 2017. Disponível em: http://cbg2017anais.siteoficial.ws/. Acesso em: 09.05.2022.

Imbernon, R. A. L., & Toledo, M. C. M. (2008). Geologia como tema integrador em trabalhos de campo: uma perspectiva da Educação Ambiental e das Ciências da Natureza. In: 44º Congresso Brasileiro de Geologia, Curitiba, out/2008. Anais... Curitiba, p. 1019. Disponível em: http://www.sbgeo.org.br/home/pages/44. Acesso em: 09.05.2022.

Justen-Zancanaro, R., & Carneiro, C. D. R. (2012). Trabalhos de campo na disciplina Geografia: estudo de caso em Ponta Grossa, PR. Terrae, 9(1), 49-60. Disponível em: https://www.ige.unicamp.br/terrae/V9/PDFv9/Trabalhos%20de%20campo.pdf. Acesso em: 02.03.2022.

Kilpatrick, J. (1996). Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática com campo profissional e científico. Campinas, Zetetiké, 4(5), 99-120. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646867/13768. Acesso em: 08.04.2022.

Krasilchik, M. (2000). Reformas e Realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo, São Paulo em Perspectiva, 14(1), 85-93.

Lana, C. E. (2014). A importância do mapeamento de coberturas inconsolidadas na formação de geólogos em clima tropical. In: 47º Congresso Brasileiro de Geologia, Salvador, set/2014. Anais... Salvador, p. 766. Disponível em: http://www.sbgeo.org.br/home/pages/44. Acesso em: 09.05.2022.

Lima, C. L., & Santos, A. P. M. R. (2012). A importância dos trabalhos de campo no ensino de Geologia: experiências na educação a distância. In: 46º Congresso Brasileiro de Geologia, Santos, out/2012. Anais... Santos, p. 1257. Disponível em: http://www.sbgeo.org.br/home/pages/44. Acesso em: 09.05.2022.

Martins, R. A., Net, J. A. H., Ferreira, L. B., Lopes, J. R., & Barbosa, Z. H. C. (2010). Aula de campo de geologia como instrumento na formação de professores de geografia do IFRN. In: 45º Congresso Brasileiro de Geologia, Belém, set/2010. Anais... Belém, p. 1287. Disponível em: http://www.sbgeo.org.br/home/pages/44. Acesso em: 09.05.2022.

Mazzucato, E., & Bacci, D. D. L. C. (2017). Estado da arte e contribuição das Geociências para Educação Ambiental. São Paulo, Pesquisa em Educação Ambiental, 12(2), 141-161. doi: 10.18675/2177-580X.vol12.n2.p141-161.

Miguel, G. F., & Carneiro, C. D. R. (2021). As taxonomias educacionais como ferramentas de ensino-aprendizagem em Geociências. In: 50º Congresso Brasileiro de Geologia, Brasília, jul/2021. Anais... Brasília, v. 1, p. 64. Disponível em: https://50cbg.com/anais/. Acesso em: 09.05.2022.

Moraes, M. R. B. L., & Lima, R. C. M. (2016). A importância do trabalho de campo em disciplinas de Geologia e Paleontologia para diversos cursos de graduação. In: 48º Congresso Brasileiro de Geologia, Porto Alegre, out/2016. Anais... Porto Alegre, p. 1985. Disponível em: http://cbg2017anais.siteoficial.ws/. Acesso em: 09.05.2022.

Munhoz, E., & Imbernon, R. A. L. (2014). A utilização de mapas conceituais como estratégia para a organização do trabalho de campo em disciplinas de Geografia. In: 47º Congresso Brasileiro de Geologia, Salvador, set/2014. Anais... Salvador, p. 1124. URL: http://www.sbgeo.org.br/home/pages/44. Acesso 09.05.2022.

Musse, N. S. O., Silva, F. C., Lima, J. C. S., Costa Neto, L. X., Fontes, L. C. M., & Nascimento, P. R. S. (2014). Geologia ambiental: a interdisciplinaridade no estudo de afloramentos. In: 47º Congresso Brasileiro de Geologia, Salvador, set/2014. Anais... Salvador, p. 1504. Disponível em: http://www.sbgeo.org.br/home/pages/44. Acesso em: 09.05.2022.

Nascimento, I. O., Torres, W. S., & José, W. (2012). Ensino das Geociências. In: 46º Congresso Brasileiro de Geologia, Santos, out/2012. Anais... Santos, p. 1827. Disponível em: http://www.sbgeo.org.br/home/pages/44. Acesso em: 09.05.2022.

Oliveira, Z. S. (2021). Docência e trabalho de campo na Geociência através da disciplina Geologia Geral. In: 50º Congresso Brasileiro de Geologia, Brasília, jul/2021. Anais... Brasília, v. 1, p. 65. Disponível em: https://50cbg.com/anais/. Acesso em: 09.05.2022.

Oliveira, A. L. R., Brighenti, C. M., & Ferreira-Silva (2018). O papel do campo dos calouros na construção do pensamento geológico. In: 49º Congresso Brasileiro de Geologia, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, ago/2018, p. 250. Disponível em: https://www.49cbg.com.br/anais.php. Acesso em: 09.05.2022.

Piranha, J. M., Marques, L., Praia, J. F., & Sá-Chaves, I. (2010). Fundamentos emergentes do pensamento complexo para ensino e aprendizagem de ciência do sistema Terra. In: 45º Congresso Brasileiro de Geologia, Belém, set/2010. Anais... Belém, p. 1303. Disponível em: http://www.sbgeo.org.br/home/pages/44. Acesso em: 09.05.2022.

Rezende, L. C., & Castro, M. A. (2018). Melhoria no desempenho de alunos de geologia nos trabalhos de campo a partir de orientações complementares. In: 49º Congresso Brasileiro de Geologia, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, ago/2018, p. 254. Disponível em: https://www.49cbg.com.br/anais.php. Acesso em: 09.05.2022.

Santos, M. C. P., Firmino, A. R. S., Bezerra, H. P. A., Carvalheira, R. G., Rodrigues, A.P.C., & Barbosa, J. R. A. (2014). A importância dos trabalhos de campo no ensino das Geociências. In: 47º Congresso Brasileiro de Geologia, Salvador, set/2014. Anais... Salvador, p. 1599. Disponível em: http://www.sbgeo.org.br/home/pages/44. Acesso em: 09.05.2022.

Santos, V. M. N. D., & Jacobi, P. R. (2011). Formação de professores e cidadania: projetos escolares no estudo do ambiente. São Paulo, Educação e Pesquisa, 37(2), 263-278. doi: 10.1590/S1517-97022011000200004.

Santos, R. S., & Santos, C. A. (2014). O estudo de contextos locais como abordagem pedagógica crítica para alunos de Geociências: um estudo de caso do sistema fluvial do Vaza-Barris. In: 47º Congresso Brasileiro de Geologia, Salvador, set/2014. Anais... Salvador, p. 1542. Disponível em: http://www.sbgeo.org.br/home/pages/44. Acesso em: 09.05.2022.

Schrader, G.W., & Frenedozo, R.C. (2015). Espaços não formais de aprendizagem: a elaboração de uma trilha interpretativa como ferramenta para a educação ambiental. São Paulo, Rev. Prod. Disc. Educ. Matem., 4(1), 18-29. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/pdemat/article/view/22969/16642. Acesso em: 02.04.2022.

Sgarbi, G. N. C. (2004). Trabalho de campo com turma de Engenharia Civil da UFMG. In: 42º Congresso Brasileiro de Geologia, Araxá, out/2004. Anais... Araxá, p. 99. Disponível em: http://www.sbgeo.org.br/home/pages/44.

Silva, A. T., Mello, C. L., & Moraes, A. (2018). Uso de afloramentos como recurso didático em treinamento corporativo de não-geólogos. In: 49º Congresso Brasileiro de Geologia, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, ago/2018, p. 268. Disponível em:: https://www.49cbg.com.br/anais.php. Acesso em: 09.05.2022.

Sociedade Brasileira de Geologia (SBG). (2020). Congresso Brasileiro de Geologia. São Paulo: SBG. Disponível em: http://www.sbgeo.org.br/home/pages/33. Acesso em: 09.05.2022.

Silva, A. D. S., Farias, R. C. D., & Leite, C. M. C. (2019). O trabalho de campo para além de uma atividade prática nas aulas de geografia: uma metodologia de viabilização da construção do conhecimento geográfico. Rio de Janeiro, Revista Tamoios, 15(1), 31-45. doi: 10.12957/tamoios.2019.39266.

Viveiro, A. A., & Diniz, R. E. D. S. (2009). Atividades de campo no ensino das ciências e na educação ambiental: refletindo sobre as potencialidades desta estratégia na prática escolar. Rio de Janeiro, Ciência em Tela, 2(1), 1-12. Disponível em: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0109viveiro.pdf. Acesso em: 02.03.2022.

Wisniowski, L. U., Marques, R. A., Carbogim, M. D. E., Melo, M. G., & Velasco, T.C. (2018). Percepção e avaliação dos alunos de geologia sobre papel das práticas de campo em sua formação. In: 49º Congresso Brasileiro de Geologia, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, ago/2018, p. 296. Disponível em: https://www.49cbg.com.br/anais.php. Acesso em: 09.05.2022.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Terrae Didatica

Downloads

Não há dados estatísticos.