Mapeamento dos artigos sobre trabalhos de campo publicados nas edições de 2002 a 2021 do congresso brasileiro de geologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v18i00.8668040

Palavras-chave:

Metodologia ativa, Espaço não-formal de aprendizagem, Análise de conteúdo, Ensino de geociências

Resumo

Práticas de campo são comuns em diversas disciplinas, sobretudo aquelas relacionadas às Geociências, e são consideradas de suma importância para o aprendizado pois permitem, na prática, o reconhecimento das feições e estruturas discutidas em sala de aula. Com o objetivo de avaliar o pensamento sobre a eficiência das práticas de campo propostas no ensino das Geociências, foram avaliados os trabalhos publicados nas seções técnicas de ensino do Congresso Brasileiro de Geologia, no período entre 2002 e 2021. No total, foram identificados trinta trabalhos, cuja análise revelou que existe consenso de que as atividades de campo são importantes para o desenvolvimento profissional e intelectual dos futuros geocientistas, mas que não existe metodologia aplicável para a avaliação da eficiência dessas práticas. Recomenda-se assim que novas pesquisas sejam desenvolvidas no sentido de definir uma metodologia de avaliação de eficácia das práticas de campo desenvolvidas tanto no ensino básico quanto no ensino superior.

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Biografia do Autor

Rodrigo Artur Perino Salvetti, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio

Mestre em Geologia Sedimentar e Ambiental. Professor do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), Itu, SP, Brasil.

Rita de Cássia Frenedozo, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora titular da Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2022-06-07

Como Citar

SALVETTI, R. A. P.; FRENEDOZO, R. de C. Mapeamento dos artigos sobre trabalhos de campo publicados nas edições de 2002 a 2021 do congresso brasileiro de geologia . Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e022008, 2022. DOI: 10.20396/td.v18i00.8668040. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8668040. Acesso em: 13 ago. 2022.