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Mapeamento dos artigos sobre trabalhos de campo publicados nas edições de 2002 a 2021 do congresso brasileiro de geologia
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Palavras-chave

Metodologia ativa
Espaço não-formal de aprendizagem
Análise de conteúdo
Ensino de geociências

Como Citar

SALVETTI, Rodrigo Artur Perino; FRENEDOZO, Rita de Cássia. Mapeamento dos artigos sobre trabalhos de campo publicados nas edições de 2002 a 2021 do congresso brasileiro de geologia . Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e022008, 2022. DOI: 10.20396/td.v18i00.8668040. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8668040. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Práticas de campo são comuns em diversas disciplinas, sobretudo aquelas relacionadas às Geociências, e são consideradas de suma importância para o aprendizado pois permitem, na prática, o reconhecimento das feições e estruturas discutidas em sala de aula. Com o objetivo de avaliar o pensamento sobre a eficiência das práticas de campo propostas no ensino das Geociências, foram avaliados os trabalhos publicados nas seções técnicas de ensino do Congresso Brasileiro de Geologia, no período entre 2002 e 2021. No total, foram identificados trinta trabalhos, cuja análise revelou que existe consenso de que as atividades de campo são importantes para o desenvolvimento profissional e intelectual dos futuros geocientistas, mas que não existe metodologia aplicável para a avaliação da eficiência dessas práticas. Recomenda-se assim que novas pesquisas sejam desenvolvidas no sentido de definir uma metodologia de avaliação de eficácia das práticas de campo desenvolvidas tanto no ensino básico quanto no ensino superior.

https://doi.org/10.20396/td.v18i00.8668040
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Referências

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