A inserção do ensino em eventos de paleontologia no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v18i00.8668249

Palavras-chave:

Ensino, Estratégias didáticas, Biologia, Geologia, Ciências

Resumo

Esta pesquisa exploratória e descritiva abrange trabalhos de eventos, como simpósios, congressos e reuniões regionais (Paleo), publicados pelo Boletim Paleontologia em Destaque da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP). Foram analisados trabalhos dos eventos desde 2012 até 2018, recuperando-se cento e setenta e um resumos de um total de 2.095. A seguir, os trabalhos foram classificados por regiões brasileiras e, para um melhor entendimento quanto a métodos de ensino e abordagens, foram utilizadas as seguintes concepções de análise: Técnico, Prático e Emancipatório/Crítico. Também foi explorado o conhecimento paleontológico por meio das seguintes concepções de análise: Educação “em”, “sobre” e “pela” Paleontologia. Os autores acreditam que os resultados do estudo podem subsidiar novos estudos e processos de formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia, bem como cursos de graduação, no intuito de contribuir para se (re)pensar as concepções voltadas ao Ensino de Paleontologia e áreas afins.

 

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Biografia do Autor

Liandra dos Santos Antonini, Universidade Federal da Fronteira Sul

Especialização em Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza pelo Instituto Federal Farroupilha. Professora de Ciências do Estado do Rio Grande do Sul, São Luiz Gonzaga, RS, Brasil.

Ruben Alexandre Boelter , Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutorando em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Thamires Luana Cordeiro, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2022-06-08

Como Citar

ANTONINI, L. dos S.; BOELTER , R. A. .; CORDEIRO, T. L. A inserção do ensino em eventos de paleontologia no Brasil. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e022017, 2022. DOI: 10.20396/td.v18i00.8668249. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8668249. Acesso em: 10 ago. 2022.