Banner Portal
O conteúdo solos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental
PDF

Palavras-chave

Pedologia
Ensino
Geografia Física
Educação Básica
Educação básica

Como Citar

LIMA, Jhones da Silva; CAMPOS, Alfredo Borges de. O conteúdo solos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental: uma análise crítica. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e022025, 2022. DOI: 10.20396/td.v18i00.8668676. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8668676. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Ao ser indagadas sobre o termo Solo, casualmente, ou não, as pessoas possuem algum entendimento prévio do seu significado, porém, apresentam dificuldades para contextualizá-lo de forma correta. Assim, compreendê-lo como recurso essencial dos ecossistemas terrestres e entender sua dinâmica histórica e natural deve ser o ponto inicial de toda análise científica. O objetivo desta pesquisa foi compreender como o conteúdo solo é abordado na educação básica, a partir da análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental. A metodologia envolveu uma análise documental da BNCC e uma revisão bibliográfica sobre solos, buscando recompor abordagens histórico-conceituais na ciência e no ensino. Os resultados indicam que ainda há grandes desafios e perspectivas para o ensino de solos, porém estes devem ser abordados pela análise integrada de elementos naturais e humanos que valorize a conscientização da relevância do conteúdo para o ambiente e a sociedade.

https://doi.org/10.20396/td.v18i00.8668676
PDF

Referências

Amundson, R., Harden, J., & Tandarich, J. P. (Org.), (1994). Factors of soil formation: A fiftieth anniversary retrospective. Madison, Soil Science Society of America. 160p. (SSSA Special Publications, 33). doi: 10.2136/sssaspecpub33.

Arnold, R. W. (1983). Concepts of soils and pedology. In: Wilding, L. P., Smeck, N. E., & Hall, G. F. (Eds.). (1983). Pedogenesis and soil taxonomy: I. Concepts and interactions. Amsterdam: Elsevier. p. 1-21.

Arruda, B., Guimarães, C. C. B., Pucci, R. H. P., & Azevedo, A. C. de. (2021). Propostas alternativas para demonstrações práticas do tema Solos no contexto da Base Nacional Comum Curricular. Terræ Didatica, 17(Publ. Contínua), 1-15, e021016. doi: 10.20396/td.v17i00.8664132.

Bockenheim, J. G., Gennadiyev, A. N., Hammer, R. D., & Tandarich, J. P. (2005). Historical development of key concepts in pedology. Geoderma, 124, p. 23-36. doi: 10.1016/j.geoderma.2004.03.004.

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a base. Brasília, DF: Ministério da Educação [MEC]. URL: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso 12.12.2021.

Christopherson, R. W. (2012). Geossistemas: uma introdução à geografia física. 7 ed. Porto Alegre: Bookman, 752p.

Dudal, R., Nachtergaele, F., & Purnell, M. F. (2002). The human factor of soil formation. In: World Congress of Soil Science, 17, Bangkok. Proceedings... Bangkok, International Union of Soil Science (2002).

Durmadov, D. N., & Karpachevskii, L. O. (1996). Soil Science is a Science about links in Nature. Europe: Soil Science, 29, 129-132.

Falconi, S. (2004). Produção de material didático para o ensino de solos. Dissertação (Mestrado em Geografia). Rio Claro: Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista. 125p.

Fontes, L. E. F., & Muggler, C. C. (1999). Educação não formal em solos e o meio ambiente: desafios na virada do milênio. In: Congreso Latinoamericano de la Ciencia del Suelo, 14, Pucón (Chile). Resumenes. Temuco: Universidad de la Frontera. p.833.

Guerra, A. J. T., & Cunha, S. B. (2010). Geomorfologia e Meio Ambiente. 9 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Ibáñez J. J., & Boixadera, J. (2002). The search for a new paradigm in pedology: a driving force for new approaches to soil classification. In: Micheli, E., Nachtergaele, F. O., Jones, R. J. A., & Montanarella, L. (2001). Soil Classification 2001. Luxembourg: European Soil Bureau Research Report 7, EUR 20398 EN, Office for Official Publications of the European Communities. p. 93-110.

Kämpf, N., & Curi, N. (2012). Formação e evolução do solo (Pedogênese). In: Ker, J. C., Curi, N., Schaefer, C. E. G. R., & Torrado, P. V. (2012). Pedologia: Fundamentos. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. p. 207-302.

Krupenikov, I. A. (1992). History of Soil Science: From its inception to the present. New Delhi: Amerind Publishing.

Krupenikov, I. A. (1996). The expedition of V. V. Dokuchaev. Eur. Soil Sci., 29, 21-128.

Lepsh, I. F. (2011). 19 lições de Pedologia. São Paulo: Oficina de Textos. 456p.

Lima, M. R. de. (2005). O solo no ensino de ciências no nível fundamental. Ciência & Educação (Bauru), 11(3). doi: 10.1590/S1516-73132005000300004.

Miller, F. P. (1993). Soil Science: a scope broader than its identity. Soil Sci. Soc. Am. J., 57(299), 564p.

Mota, J. M., Henrique, S. M., Pereira, G. E., & Sequinatto, L. (2021). O ensino de solos no componente curricular de Educação para a Sustentabilidade. Terræ Didatica, 17(Publ. Contínua), 1-11, e021056. doi: 10.20396/td.v17i00.8667302.

Muggler, C. A. Sobrinho, F. A. P., Cirino, F. O., Santos, J. A. & Costa, C. A. (2004). Capacitação de professores do Ensino Fundamental e Médio em conteúdos e métodos em solos e meio ambiente. In: Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2, Belo Horizonte. Anais..., Belo Horizonte: Fórum de Pró Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras.

Pouyat, R. V., & Effland, W. R. (1998) The investigation and classification of humanly modified soils in the Baltimore ecosystem study. In: Kimble, J. M., Ahrens, R. J., & Bryant, R. B. (1998). Classification, correlation, and management of Anthropogenic Soils. Lincoln. Proceedings. Lincoln, USDA/NRCS/National Soil Survey Center; Ithaca, Cornell University. p. 141-154.

Reichardt, K. (1988). Por que estudar o solo? In: Moniz, A. C., Furlani, A. M. C., Furlani, P. R., & Freitas, S. S. (1988). A responsabilidade social da Ciência do Solo. Campinas: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. p. 75-78.

Ruellan, A., & Dosso, M. (1993). Regards sur le sol. Paris: Les Éditions Foucher.

Simonson, R. W. (1968). Concept of soil. Adv. Agron., 20. p. 1-47.

Sokolov, L. A. (1996). The paradigm of Pedology from Dokuchaev to the present day. Eur. Soil Sci., 29, 222-232.

Souza, A. S., Furrier, M., & Lavor, L. F. de. (2021). Solos nos livros didáticos: contextualização e proposta de mapas didáticos. Terræ Didatica, 17(Publ. Contínua), 1-13, e021010. doi: 10.20396/td.v17i0.8663686.

Tandarich, J. P., & Sprecher, S.W. (1994). The intellectual background for the factors of soil formation. In: Amundson, R., Harden, J., & Tandarich, J. P. (Org.), (1994). Factors of soil formation: a fiftieth anniversary retrospective. Madison, Soil Science Society of America. p. 1-13 (SSSA Special Publications, 33). doi: https://doi.org/10.2136/sssaspecpub33.

Targulian, V. O., & Krasilnikov, P. V. (2007). Soil system and pedogenic processes: self-organization, time scales, and environmental significance. Catena, 71, 373-381.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Terrae Didatica

Downloads

Não há dados estatísticos.