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A Paleontologia na educação básica brasileira
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Palavras-chave

Educação
Práticas pedagógicas
Currículo escolar
Ensino de ciências
Fósseis

Como Citar

GODOI, Patrick; GUILARDI JÚNIOR, Felício; GHILARDI, Aline Marcele; AZEVEDO, Elizabeth Quirino de; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke. A Paleontologia na educação básica brasileira: uma revisão. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e022023, 2022. DOI: 10.20396/td.v18i00.8668750. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8668750. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

A Paleontologia tem obtido destaque no cenário nacional e internacional nas últimas décadas. O Brasil tornou-se polo importante de pesquisas na área e tem contribuído significativamente para o conhecimento acerca de nosso passado. Entretanto, conteúdos sobre Paleontologia geralmente não são incluídos e trabalhados nas salas de aula brasileira da Educação Básica, por não constarem nos documentos oficiais regulatórios. Este trabalho buscou analisar trabalhos publicados nos últimos dezesseis anos sobre a inclusão da Paleontologia no Ensino Básico do Brasil, além de verificar de que forma os pesquisadores sugerem a inclusão do tema no currículo escolar. Foram analisados vinte trabalhos cujo objetivo era investigar ou sugerir atividades sobre Paleontologia em salas de aulas de diferentes níveis do Ensino Básico. Encontrou-se que existem poucos trabalhos com sugestões de atividades de ensino sobre Paleontologia e que essas foram pensadas, principalmente, para as aulas de Ciências e Biologia, deixando de lado a potencialidade de aplicação em outras disciplinas.

https://doi.org/10.20396/td.v18i00.8668750
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