Banner Portal
Ensino de tempo geológico na educação brasileira
PDF

Palavras-chave

Revisão de escopo
Geociências
Ensino
Aprendizagem

Como Citar

SILVA, Augusto Santana Palma; LIMA, Pedro Augusto Leão; SAAD, Karen Ruggeri; SAAD, Paulo Fernandes; VALOTTA, Luis Alberto. Ensino de tempo geológico na educação brasileira: revisão de escopo e avaliação ‘reação-aprendizagem-impacto’. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e022038, 2022. DOI: 10.20396/td.v18i00.8671540. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8671540. Acesso em: 7 out. 2024.

Resumo

Tempo Geológico compreende o tempo decorrente entre a consolidação da Terra e o momento atual. Seu ensino encontra-se voltado a processos eficientes de alfabetização científica e formação cidadã, devendo seu emprego em salas de aula considerar as melhores evidências disponíveis para processos de tomada de decisão. Abordagens não sistematizadas de busca e uma não avaliação relacionada à satisfação discente do processo constituem limitações, indicadas por estudos recentes de síntese. Conduziu-se uma Revisão de Escopo voltada à identificação de estudos nacionais acerca da temática seguida da avaliação dos manuscritos a partir das dimensões reação-aprendizagem-impacto. A amostra final foi composta de três estudos que abordaram os cenários de Ensino Fundamental, Médio e Curso Técnico. As dimensões foram fracamente abordadas, representando lacunas pedagógicas relacionadas a um ensino eficiente. Recomenda-se a condução de futuros estudos de sumarização pautados em uma perspectiva sistemática, bem como abordagens práticas voltadas à superação das lacunas identificadas.

https://doi.org/10.20396/td.v18i00.8671540
PDF

Referências

Abbad, G., Gama, A. L. G., & Borges-Andrade, J. E. (2000). Treinamento: análise do relacionamento da avaliação dos níveis de reação, aprendizagem e impacto no trabalho. Revista de Administração Contemporânea, 4(3), 25-45. doi: 10.1590/S1415-65552000000300003.

Aromataris, E., & Munn, Z. (Eds.) (2000). JBI Manual for Evidence Synthesis. URL: https://synthesismanual.jbi.global/. Acesso 25.08.2022.

Bacci, D. D. L. C. (Org. ) (2015). Geociências e educação ambiental. Curitiba: Ponto Vital Ed. URL: https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/geociencias_ebook.pdf. Acesso 25.08.2022.

Bacci, D. D. L. C., Andreosi, L. O., & Pommer, C. (2009). Contribuição da abordagem geocientífica no ensino fundamental: Tempo Geológico, origem do petróleo e mudanças ambientais. Enseñanza de las Ciencias, 8, 3447-3451. URL: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/294705/383239. Acesso 25.08.2022.

Biggs, J. B., & Collins, K. F. (1982). Evaluating the quality of learning: The SOLO Taxonomy (Structure of the Observed Learning Outcome). New York: Academic Press. 260p.

Bloom, B. S., Engelhart, M. D., Furst, E. J., Hill, W. H., & Krathwohl, D. R. (1956). Taxonomy of educational objectives, Handbook I: Cognitive Domain. New York: Addison-Wesley Longman Ltd. 208p.

Cervato, C., & Frodeman, R. (2012). A importância do tempo geológico: desdobramentos culturais, educacionais e econômicos. Trad. M. C. Briani & P. W. Gonçalves. Terræ Didatica, 10(1), 67-79. doi: 10.20396/td.v10i1.8637389.

Chaves, R. S., Moraes, S. S., & Lira-Da-Silva, R. M. (2019). Definindo diretrizes para a elaboração de um produto educacional para o ensino de Tempo Geológico na educação básica brasileira. Indigatio Didactica, 11(2), 673-690. doi: 10.34624/id.v11i2.6535.

Chaves, R. S., Moraes, S. S., & Lira-Da-Silva, R. M. (2018) Por que ensinar tempo geológico na educação básica? Terræ Didatica, 14(3), 233-244. doi: 10.20396/td.v14i3.8652309.

Greco, R. (organizador) (2018). Práticas de geociência na educação básica: sugestões de atividades práticas para o ensino de conteúdos de geociência na educação básica. São Paulo: Frieden. URL: https://www.researchgate.net/publication/327426677_Praticas_de_Geociencias_na_Educacao_Basica. Acesso 25.08.2022.

Hinchliffe, G. (2011). What is a significant educational experience? Journal of Philosophy of Education, 45(3), 417-431. doi: 10.1111/j.1467-9752.2011.00820.x.

Lovato, F. L., Michelotti, A., Silva, C. B., & Loretto, E. L. S. (2018). Metodologias ativas de aprendizagem: uma breve revisão. Acta Scientiae, 20(2), 154-171. doi: 10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3690.

Miguel, G. F., Carneiro, C. D. R., & Gonçalves, P. W. (2021). Alinhamento cognitivo e ensino remoto: o caso do Tempo Geológico em uma disciplina de Geologia introdutória. Terræ Didatica, 17, 1-13. doi: 10.20396/td.v17i00.8667540.

Silva, A. S. P. (2022, agosto 27). Ensino de tempo geológico em instituições de ensino brasileira: revisão de escopo. Open Science Framework. doi: 10.17605/OSF.IO/H4NW8.

Perez, C. P., Rodrigues, M. F., Santos, T. T., & Andrade, L. C. (2011). O túnel do tempo geológico: ferramenta didática para o ensino de geociências no ensino fundamental e médio. Paleontologia: Cenários de Vida, 4, 709-718. URL: https://xdocs.com.br/doc/perez-et-al-2011-tunel-do-tempo-geologico-libre-280qpy43k9ow. Acesso 25.08.2022.

Saraiva Junior, J. C. (2013). Tempo geológico, sociedade e ensino de geografia física. HOLOS, 5(29), 219-233. doi: 10.15628/holos.2013.1697.

Sousa, M. I. B., Farias, A. T. A., Bezerra, M. M., & Aguiar, F. C. (2019). PIBID e o ensino do Tempo Geológico: uma abordagem de paleontologia e protagonismo. URL: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID3307_14082019105854.pdf. Acesso 25.08.2022.

Souza, A. S., & Furrier, M. (2020). Estudo da escala do tempo geológico em livros didáticos de geografia do ensino médio. Terræ Didatica, 16, 1-15. doi: 10.20396/td.v16i0.8656709.

Tiruneh, D. T., Verburgh, A., & Elen, J. (2014). Effectiveness of critical thinking instruction in higher education: a systematic review of intervention studies. Higher Education Studies, 4(1), 1-17. doi: 10.5539/hes.v4n1p1.

Tricco, A. C., Lillie, E., Zarin, W., O’Brien, K. K., Colquhoun, H., Levac, D., Moher, D., … Straus, S. E. (2018). PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Annals of Internal Medicine, 169(7), 467-486. doi: 10.7326/M18-0850.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Terrae Didatica

Downloads

Não há dados estatísticos.