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Integração entre geografia acadêmica e escolar na educação básica
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Palavras-chave

Práticas pedagógicas
Geografia escolar
Geografia física

Como Citar

RANGEL, Luana de Almeida; ALLOCHIO, Maria Vitoria Gomes; GUERRA, Antonio Jose Teixeira. Integração entre geografia acadêmica e escolar na educação básica: educa solos. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e023003, 2023. DOI: 10.20396/td.v19i00.8671643. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8671643. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Introdução. A Geografia, na condição de disciplina científico-escolar permite, entre outros aspectos, que os estudantes aprendam sobre a importância dos solos. Entretanto, em virtude da ausência de recursos pedagógicos adequados para o ensino da temática, muitos estudantes não compreendem tal importância. Objetivo e Metodologia. Assim, estimular a participação discente em práticas científicas no ensino básico, como por exemplo análise de solos, é essencial para despertar o interesse pela ciência. O objetivo desta pesquisa é aproximar estudantes do ensino básico de práticas científicas, a partir da criação do primeiro Laboratório de Análises de Solos em uma escola pública do município do Rio de Janeiro. Resultados e Conclusão. Para tanto, após a implementação do laboratório na escola Municipal Marília de Dirceu, alguns alunos foram capacitados para realizar análises de solos e, como monitores do laboratório, apresentaram as práticas para outros estudantes. Concluiu-se que, a partir das atividades realizadas, o conteúdo de Geografia Física foi mais bem assimilado e ocorreu aprendizagem significativa.

https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671643
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