Banner Portal
Maquetes e jogos educativos como recursos didáticos para o ensino da Vulcanologia no ambiente escolar
PDF

Palavras-chave

Geociências
Materiais didáticos
Educação básica
Extensão universitária

Como Citar

SILVA, Ivanna Nunes Monterazo; ALVES, Jully Viviane de Albuquerque; BARRETO, Carla Joana Santos. Maquetes e jogos educativos como recursos didáticos para o ensino da Vulcanologia no ambiente escolar. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e023008, 2023. DOI: 10.20396/td.v19i00.8671756. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8671756. Acesso em: 2 dez. 2024.

Resumo

Os recursos didáticos servem como um meio de facilitação do processo de ensino e aprendizagem e, neste trabalho, será explorada o processo produtivo a produção de maquetes e jogos, escolhidos como recursos que foram construídos com o uso de diversos itens de papelaria, para serem utilizados em oficinas que fazem parte da atuação do projeto de extensão Vulcões e Viagens, vinculado a Universidade Federal de Pernambuco, sendo desenvolvidos para levar o ensino da vulcanologia até a educação básica. O processo construtivo destes recursos possibilitaram aos extensionistas uma aproximação com o conhecimento científico e desenvolvimento da capacidade de simplificação do mesmo para a execução das oficinas. As maquetes e jogos foram apresentadas a mais de dois mil participantes nos estados de Pernambuco e Paraíba e possibilitaram aos estudantes articular os saberes da Geografia escolar às suas temáticas de maior interesse dentro das ciências da Terra: Vulcanismo e Dinossauros.

https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671756
PDF

Referências

Jerram D. 2018. Introdução à vulcanologia. São Paulo: Oficina de Textos.

Press F. et al. 2006. Para entender a Terra. Porto Alegre: Bookman.

Sigurdsson H. et al. Encyclopedia of volcanoes. San Diego: Elsevier.

Silva E. R. F. da, Araújo R. L. de, 2018. Utilização da maquete, como recurso didático para o ensino da geografia. Anais do I Colóquio Internacional de Educação Geográfica, Maceió, v. 1, n. 1, p. 1-11.

Silva V. da, Muniz A. M. V. 2012. A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 3, n. 5, p. 62-68.

Simielli M. E. R. et al. 1992. Do plano ao tridimensional: a maquete como recurso didático. Boletim Paulista de Geografia, n. 70, p. 5-22.

Teixeira W. et al. 2009. Decifrando a terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2 ed.

Wicander R., Monroe J. S. 2016. Fundamentos de Geologia. São Paulo: Cengage Learning.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Terrae Didatica

Downloads

Não há dados estatísticos.