Resumo
Os recursos didáticos servem como um meio de facilitação do processo de ensino e aprendizagem e, neste trabalho, será explorada o processo produtivo a produção de maquetes e jogos, escolhidos como recursos que foram construídos com o uso de diversos itens de papelaria, para serem utilizados em oficinas que fazem parte da atuação do projeto de extensão Vulcões e Viagens, vinculado a Universidade Federal de Pernambuco, sendo desenvolvidos para levar o ensino da vulcanologia até a educação básica. O processo construtivo destes recursos possibilitaram aos extensionistas uma aproximação com o conhecimento científico e desenvolvimento da capacidade de simplificação do mesmo para a execução das oficinas. As maquetes e jogos foram apresentadas a mais de dois mil participantes nos estados de Pernambuco e Paraíba e possibilitaram aos estudantes articular os saberes da Geografia escolar às suas temáticas de maior interesse dentro das ciências da Terra: Vulcanismo e Dinossauros.
Referências
Jerram D. 2018. Introdução à vulcanologia. São Paulo: Oficina de Textos.
Press F. et al. 2006. Para entender a Terra. Porto Alegre: Bookman.
Sigurdsson H. et al. Encyclopedia of volcanoes. San Diego: Elsevier.
Silva E. R. F. da, Araújo R. L. de, 2018. Utilização da maquete, como recurso didático para o ensino da geografia. Anais do I Colóquio Internacional de Educação Geográfica, Maceió, v. 1, n. 1, p. 1-11.
Silva V. da, Muniz A. M. V. 2012. A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 3, n. 5, p. 62-68.
Simielli M. E. R. et al. 1992. Do plano ao tridimensional: a maquete como recurso didático. Boletim Paulista de Geografia, n. 70, p. 5-22.
Teixeira W. et al. 2009. Decifrando a terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2 ed.
Wicander R., Monroe J. S. 2016. Fundamentos de Geologia. São Paulo: Cengage Learning.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Terrae Didatica