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Plataforma de Educação para Geoconservação como estratégia para estimular a cidadania geoética em territórios de Geoparque
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Palavras-chave

Ficha de planejamento de atividade
Materiais didáticos
Sequência pedagógica

Como Citar

KOLYA, André de Andrade; MAIA, Diego Corrêa; PERINOTTO, José Alexandre de Jesus. Plataforma de Educação para Geoconservação como estratégia para estimular a cidadania geoética em territórios de Geoparque. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e023021, 2023. DOI: 10.20396/td.v19i00.8673664. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8673664. Acesso em: 21 abr. 2024.

Resumo

Introdução. Educação para Geoconservação se apoia na Geodiversidade para formar uma massa crítica com consciência geoética. Objetivo. A presente pesquisa-ação objetivou avaliar uma estratégia de educação para Geoparques. Metodologia. Os autores estabeleceram uma plataforma de educação em colaboração com a comunidade do Geoparque Corumbataí (SP), e com base em questionários, encontros, referências teóricas e experiências práticas. Resultados. A plataforma, com apostilas, atividades didáticas e materiais de apoio, mostrou facilidade de adaptação e expansão. A aplicação da estratégia em duas escolas revelou boas práticas no processo. O desenvolvimento colaborativo foi essencial para o êxito da proposta, ajudando a desfragmentar o conhecimento acerca da História da Terra e contribuindo no trabalho em rede entre escolas, comunidade e Geoparque. O resultado deve ser incorporado em um programa contínuo de educação no Geoparque. Conclusão. A estratégia é benéfica para a comunidade, pois ajuda a proteger o Geopatrimônio, ao fortalecer a Geoética e o sentimento de pertencimento.

https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673664
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Copyright (c) 2023 André de Andrade Kolya, Diego Corrêa Maia, José Alexandre de Jesus Perinotto

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