Resumo
Introdução. Educação para Geoconservação se apoia na Geodiversidade para formar uma massa crítica com consciência geoética. Objetivo. A presente pesquisa-ação objetivou avaliar uma estratégia de educação para Geoparques. Metodologia. Os autores estabeleceram uma plataforma de educação em colaboração com a comunidade do Geoparque Corumbataí (SP), e com base em questionários, encontros, referências teóricas e experiências práticas. Resultados. A plataforma, com apostilas, atividades didáticas e materiais de apoio, mostrou facilidade de adaptação e expansão. A aplicação da estratégia em duas escolas revelou boas práticas no processo. O desenvolvimento colaborativo foi essencial para o êxito da proposta, ajudando a desfragmentar o conhecimento acerca da História da Terra e contribuindo no trabalho em rede entre escolas, comunidade e Geoparque. O resultado deve ser incorporado em um programa contínuo de educação no Geoparque. Conclusão. A estratégia é benéfica para a comunidade, pois ajuda a proteger o Geopatrimônio, ao fortalecer a Geoética e o sentimento de pertencimento.
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