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Negligência botânica e zoochauvinismo em livros didáticos de Biologia no ensino médio
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Palavras-chave

Cegueira botânica
Ensino de Botânica
Ensino de Zoologia

Como Citar

PIASSA, Gabriel; MEGID NETO, Jorge; SIMÕES, André Olmos. Negligência botânica e zoochauvinismo em livros didáticos de Biologia no ensino médio. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e023020, 2023. DOI: 10.20396/td.v19i00.8673697. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8673697. Acesso em: 12 dez. 2024.

Resumo

Introdução. Livros didáticos são o principal recurso para ensino e aprendizagem escolar. No caso dos livros de Biologia, frequentemente abordam a Botânica com estímulo à memorização de termos e sem associá-la ao cotidiano dos alunos. Tal conduta reforça a Negligência Botânica (NB) e o Zoochauvinismo (ZCH). Objetivo e Metodologia. Analisamos cinco coleções de Biologia aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático, identificando abordagens que reforcem, ou não, a NB e o ZCH. Verificamos como as coleções tratam o estudo de plantas nos capítulos relativos à Botânica, Zoologia, Ecologia, Genética e Evolução. Resultados. Notamos um maior reforço a NB e ZCH nos capítulos de Ecologia, Genética e Evolução e não nos capítulos de Zoologia e Botânica. Conclusão. Em decorrência, é necessário que autores de livros didáticos e professores procurem apresentar, com maior frequência, os conteúdos de Botânica articulados às demais áreas da Biologia, realçando a interdependência das áreas na abordagem dos temas e fenômenos da Biologia.

https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673697
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