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Planejamento de atividades de campo
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Palavras-chave

Base Nacional Comum Curricular
Trilhas interpretativas
Anos iniciais do ensino fundamental
Educação básica

Como Citar

NEGREIROS, Ana Raquel Alves de; AMARAL, Ricardo Farias do; SILVA, Cláudia Patrícia Araújo e. Planejamento de atividades de campo: ciclo da água no ensino contextualizado das Geociências. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e023028, 2023. DOI: 10.20396/td.v19i00.8673730. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8673730. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

Introdução. As Geociências possuem grande importância no ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, podendo corroborar na preservação dos espaços verdes remanescentes. Objetivo e Metodologia. A possibilidade de aplicar o conteúdo das Geociências nessa etapa de ensino pode ser aumentada a partir da identificação e correlação de conteúdos propostos na BNCC. Resultados. Partindo da análise dos espaços para atividades pedagógicas em campo e dos conteúdos regimentadas pela BNCC, a categoria “ciclo da água” foi escolhida como eixo central de ensino em de Parnamirim (RN), sendo identificadas 30 habilidades relacionadas à categoria. Constatou-se que 45% das escolas no município estão a até 1 km próximas de canais fluviais, com maior número localizado próximo ao Riacho Água Vermelha, escolhido para elaboração de exemplo de trilha interpretativa com ênfase em nova habilidades regimentadas pela BNCC, como exemplo de proposta de ensino em espaço para atividades pedagógicas. Conclusão. São necessárias, porém, adaptações nesses espaços para que sejam ainda mais adequados ao ensino e aprendizagem.

https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673730
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Referências

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