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Mapa de ocorrências de geossítios espeleológicos e paleontológicos de Minas Gerais
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Palavras-chave

Educação básica

Como Citar

MOURA, Ricardo Almeida de; RIBAS, Giovana Kelly; SANCHEZ, Evelyn. Mapa de ocorrências de geossítios espeleológicos e paleontológicos de Minas Gerais: uma ferramenta social para o ensino de Geopatrimônio . Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e023027, 2023. DOI: 10.20396/td.v19i00.8673933. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8673933. Acesso em: 7 dez. 2024.

Resumo

O estudo do Geopatrimônio engloba o estudo de geossítios, os quais envolvem os mais variados aspectos geológicos com valor científico de uma região, incluindo os geomorfológicos, paleontológicos, espeleológicos, arqueológicos, entre outros. As práticas ligadas à conservação do geopatrimônio é designada geoconservação e sua importância se justifica por consolidar ações e políticas que permitirão a manutenção do registro de aspectos importantes da história geológica da Terra. Pensemos no Ensino de Geociências como um aliado na conservação do Geopatrimônio, pois, através dele, ensina-se futuras gerações sobre a importância e a conservação de geossítios (unidade do geopatrimônio, um local de interesse de preservação) e geoparques (aglomerado de vários geossítio). O ensino de Geociências, focado em conteúdos ligados à Geologia e às Ciências da Vida, apresenta similaridades às disciplinas de Ciências Naturais e Biologia no ensino básico, incluindo o uso das TICs.  Visando aliar o ensino geopatrimonial às tecnologias de informação e comunicação, trazemos como objeto de estudo o mapa virtual de geossítos paleontológicos e espeleológicos de Minas Gerais, desenvolvido a partir de geossítios catalogados pela Comissão de Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil (SIGEP). Testou-se a aplicabilidade e eficácia da aplicação deste mapa virtual em alunos do ensino superior. Conclui-se que, ainda que o público possua conhecimentos sobre geodiversidade e geopatrimônio, este mapa ainda apresenta boa aplicabilidade acerca de ensino geopatrimonial e pode, assim, ser uma ferramenta didática e que contribui para a geoconservação.

https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673933
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