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Aprendizagem baseada em projetos aplicada ao ensino de programação
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Palavras-chave

Educação 4.0
Indústria 4.0
Bibliometria

Como Citar

ANDRADE, Juliana Cristina dos Santos de; OLIVEIRA, Carlos Henrique Rodrigues de; OLIVEIRA, Fabricia Benda de; ANGELOS, Jacyelli Sgranci; SCHIMIDT, Marcelo Queiroz. Aprendizagem baseada em projetos aplicada ao ensino de programação: revisão sistemática de literatura. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e023041, 2023. DOI: 10.20396/td.v19i00.8674408. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8674408. Acesso em: 21 abr. 2024.

Resumo

Introdução. A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é um método de ensino centrado no aluno, que organiza o aprendizado e o estudo em torno de projetos, desafiando-os a trabalhar em grupos, na busca de soluções para problemas reais. Objetivo. Este estudo propõe uma revisão de literatura sistemática com metadados, sobre a aprendizagem Baseada em Projetos aplicada ao ensino da programação, que se aplica a qualquer área do conhecimento, entre elas as Ciências da Terra. Metodologia. O método de pesquisa baseou-se na seleção de trabalhos relacionados à área, por meio de Bibliometria. Resultados. A literatura mostrou que ambientes que usaram a prática ABP obtiveram evolução significativa dos alunos na capacidade de resolução de problemas, pensamento crítico e reflexivo e facilidade de trabalho em grupo. Conclusão. A revisão de literatura evidenciou que a Aprendizagem Baseada em Projetos é uma prática pedagógica cada vez mais utilizada para conectar o conhecimento abstrato com a prática autêntica no ambiente educacional.

https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8674408
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