Banner Portal
O conhecimento multidisciplinar, o trabalho como naturalista e o ativismo ambiental de Ricardo Krone [1861-1917]
PDF

Palavras-chave

Educação politécnica
Ciência
Prática
Transdisciplinaridade

Como Citar

MARTINS, Carlos Eduardo. O conhecimento multidisciplinar, o trabalho como naturalista e o ativismo ambiental de Ricardo Krone [1861-1917]. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e023035, 2023. DOI: 10.20396/td.v19i00.8674978. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8674978. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução. Este artigo aborda a obra de Ricardo Krone, nascido em Dresden, Saxônia, em 1861 e falecido em Iguape, Estado de São Paulo, em 1917. Apesar das inúmeras menções a Krone em muitos estudos de diversas áreas do conhecimento, indicando que ele tinha inúmeras habilidades metodológicas e um conhecimento científico multidisciplinar, ainda não havia um estudo específico sobre ele. Objetivo. Apresentam-se ao público, de forma sistemática e contextualizada, as contribuições científicas de Ricardo Krone. Metodologia. A pesquisa é uma revisão bibliográfica de Ricardo Krone, das fontes que permitiram contextualizar a sua obra e do modelo educacional oferecido a ele em Dresden. Resultados. Krone atuou no Vale do Ribeira como naturalista para museus nacionais e internacionais, em Antropologia, Arqueologia, Cartografia, Ecologia, Etnografia, Espeleologia, Paleontologia e Ornitologia; contribuiu diretamente para a proteção legal das grutas calcárias, em 1906 e, indiretamente, na instituição do Parque Estadual e Turístico do Alto Ribeira (PETAR), em 1958. Conclusão. Ricardo Krone pesquisou diversas áreas do conhecimento, graças à formação politécnica recebida em Dresden, onde aprendeu a pensar de forma multidisciplinar e a propor soluções transversais para alcançar seus objetivos.

https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8674978
PDF

Referências

Becker, M. (2022). Universitäre Bildung in Deutschland: Ideengeschichtliche Perspektiven und aktuelle Herausforderungen in NRW. (Parteien und Wahlen, 29). Baden-Baden: Nomos Verlagsgesellschaft mbH & Co. KG. doi: 10.5771/9783748932888.

Correio Paulistano. (2007). Notas. São Paulo: Correio Paulistano: Orgam do Partido Republicano. p. 02. 09/06/1907. URL: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=090972_06&pesq=%22r.%20krone%22&pasta=ano%20190&hf=memoria.bn.br&pagfis=10968. Acesso 02.12.2023.

Franke, C. (2020). Staatliche Reformpädagogik in der Weimarer Zeit: die 46. volksschule als Dresdner versuchsschule. Hildesheim: Veröfentlichungen der Stifung Schulmuseum in der Stifung Universität Hildesheim. 446p. URL: https://hildok.bsz-bw.de/files/1004/Franke_Reformpaedagogik.pdf. Acesso 02.12.2023.

Ihering, H. v. (1898). As Aves do Estado de São Paulo. São Paulo: Revista do Museu Paulista, III, 113-476. URL: http://memoria.bn.br/pdf/145254/per145254_1898_00003.pdf. Acesso 07.11.2023.

Jinyoung, Y. (2011). Die Entwicklung berufsbildender Schulen in Preußen, Sachsen und Württemberg zwischen 1869 und 1914: ein Vergleich der preußischen, sächsischen und württembergischen Entwicklungen im beruflichen Schulwesen bis zum Ersten Weltkrieg, unter besonderer Berücksichtigung der Metalltechnik, des Maschinenbaus und der Elektrotechnik. Philosophischen Fakultät der Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover (Dr. phil.). URL: https://www.repo.uni-hannover.de/bitstream/handle/123456789/7845/678350086.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso 07.11.2023.

Jornal do Commercio. (1890). Companhia Estrada de Ferro Sul Paulista. Rio de Janeiro. Jornal do Commercio Ano 68. (297). Rio de Janeiro, 24/10/1890, p.3. URL: https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=364568_08&Pesq=%22krone%22&pagfis=2289. Acesso 02.12.2023.

Jornal do Recife. (1902). Leão Marinho. Recife, Jornal do Recife, Ano XLV. (237). 17.10.1902. URL: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=705110&pesq=ricardo%20krone&pasta=ano%20189&hf=memoria.bn.br&pagfis=45014. Acesso 02.12.2023.

Krone, R. (1898). As Grutas Calcareas de Iporanga. São Paulo: Revista do Museu Paulista. V. III. p. 477-500. URL: http://memoria.bn.br/pdf/145254/per145254_1898_00003.pdf. Acesso 02.12.2023.

Krone, R. (1902). Contribuições para a Ethnologia Paulista. São Paulo: Revista do Instituto Historico e Geographico de São Paulo. V. VII, p. 470-481. URL: http://ihgsp.org.br/wp-content/uploads/2018/03/Vol-07.pdf. Acesso 02.12.2023.

Krone, R. (1904). Grutas Calcareas do Valle da Ribeira. Campinas: Revista do Centro de Sciências, Letras e Artes de Campinas, Ano III. (02), 90-95. (Fotocópia).

Krone, R. (1909). Estudo sobre as Cavernas do Valle do Rio Ribeira. Rio de Janeiro: Archivos do Museu Nacional. V. XV. p. 139-166. Fotocópia.

Krone, R. (1910) Notas Ornithologicas. Campinas: Revista do Centro de Sciências, Letras e Artes de Campinas, (25), 24-34. URL: https://books.google.com.br/books?id=EpU0AQAAMAAJ&pg=RA2-PA29&hl=pt-BR&source=gbs_selected_pages&cad=3#v=onepage&q=krone&f=false. Acesso 02.12.2023.

Krone, R. (1914). Informações Ethnographicas do Valle do rio Ribeira de Iguape. In: Exploração do Rio Ribeira de Iguape da Comissão Geographica e Geologica do Estado de São Paulo. São Paulo: Ed. Typographia Brazil de Rothschild & Co. p. 23-34. URL: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/institutogeologico/wp-content/uploads/sites/233/2019/02/Exploracao_do_Rio_Ribeira_de_Iguape_1914.pdf. Acesso 02.12.2023.

Krug, E. (1918). Necrologia. São Paulo: Revista do Museu Paulista. Tomo X, 931-938. URL: https://www.biodiversitylibrary.org/item/40848#page/9/mode/1up. Acesso 02.12.2023.

Löefgren, A. (1893). Os Sambaquis de S. Paulo. São Paulo: Boletim da Comissão Geographica e Geologica do Est. S. Paulo, (9). 91p. URL: http://etnolinguistica.wdfiles.com/local--files/biblio%3ALöefgren-1893-contribuicoes/Löefgren_1893_ContribuicoesArchPaul_SambaquisSP_OCR.pdf. Acesso 02.12.2023.

Lucht, T. (2010). Verstädterung als eine treibende Kraft bei der Genese des deutschen Schulsystems im 19. Grin Verlag Jahrhundert: Urbanisierung und Bildungsgeschichte. 36p.

Martins, C. E. (2023). Ricardo Krone (1861-1917): um naturalista no Vale do Ribeira e sua contribuição à espeleologia e à arqueologia no Brasil. 2023. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências. (Tese Dout.). 1 recurso online, 219p. URL: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8696. Acesso 02.12.2023.

Marx, K., & Engels, F. (1978). Crítica da Educação e do Ensino. Lisboa. Ed. Moraes Eds. 265p.

Mittermüller, J. (2020). 1871-1918: erziehung zwischen tradition und moderne – politische bildung und untertanengeist im deutschen kaiserreich. URL: https://profession-politischebildung.de/grundlagen/geschichte/kaiserreich/. Acesso 02.12.2023.

Moraes, A. C. R. (Org.) Fernandes, F. (Coord.). (1990). Ratzel. São Paulo: Ed. Ática. 199p. (Col. Grandes Cientistas Sociais).

O Paiz. (1894). Revolta Restauradora, Informações e Pormenores. Rio de Janeiro: O Paiz, 27/02/1894, p. 02. URL: https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=178691_02&Pesq=%22krone%22&pagfis=9280. Acesso 02.12.2023.

Richter, H. E. (1860). Die Zoologischen Gärten. s.l. URL: https://de.wikisource.org/wiki/Die_zoologischen_G%C3%A4rten#Seite_379. Acesso 02.12.2023.

Schöne, E. (1983). Historische Schulprogramme in ihrer Bedeutung für die Bildungsgeschichte Mecklenburg-Schwerins im 19. Jahrhundert. Dissertation zur Erlangung des akademischen Grades Doctor philosophiae (Dr. phil.) der Philosophischen Fakultät der Universität Rostock. URL: https://rosdok.uni-rostock.de/file/rosdok_disshab_0000001123/rosdok_derivate_0000005242/Dissertation_Schoene_2014.pdf. Acesso 02.12.2023.

Suguio, K., Rodrigues, R. B., & Silva, D. S. (2012). Existe um verdadeiro delta na foz do rio Ribeira de Iguape, São Paulo? São Paulo: Geologia USP. Série Científica, 12(1), 39-51. doi: 10.5327/Z1519-874X2012000100004.

Töpfer, T. (2010). Schule, Bildungswesen und territoriale Politik in der Frühen Neuzeit. Leitfragen und Ergebnisse einer epochenübergreifenden Untersuchung zum Kurfürstentum und Königreich Sachsen (1600–1815). Horst-Springer-Preises. s.d. URL: https://library.fes.de/pdf-files/historiker/08596-20111117.pdf. Acesso 07.11.2023.

Töpfer, T. (2012). Die “Freyheit” der Kinder: territoriale politik, schule und bildungsvermittlung in der vormodernen stadtgesellschaft: das kurfürstentum und königreich Sachsen 1600-1815. Stuttgart: Ed. Franz Steiner Verlag. 482p. URL: https://journals.openedition.org/histoire-education/7617. Acesso 07.11.2023.

Wolf, M. (2007). Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule Aachen. Lehrstuhl und Institut für Kunstgeschichte. Das Hauptgebäude der RWTH Aachen. Eine architekturhistorische Analyse. Schriftliche Arbeit zur Erlangung des Grades einer Magistra Artium der Philosophischen Fakultät der RWTH Aachen. URL: https://publications.rwth-aachen.de/record/48734/files/2026.pdf. Acesso 07.11.2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Carlos Eduardo Martins

Downloads

Não há dados estatísticos.