Banner Portal
Educational strategies and resources for Geosciences teaching in basic education
Meandros ativos e meandros abandonados em vista aérea de afluente do Rio Tocantins, região entre Estreito e Carolina, Maranhão.
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Geosciences education. Formal education. Educational resources.

How to Cite

PONTE, Maxwell L.; PIRANHA, Joseli M. Educational strategies and resources for Geosciences teaching in basic education. Terræ Didatica, Campinas, SP, v. 14, n. 4, p. 431–438, 2018. DOI: 10.20396/td.v14i4.8654193. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8654193. Acesso em: 16 aug. 2024.

Abstract

In Brazil, the fragmentation of Geosciences in school curricula results in the decontextualized teaching of this science. Thus, the relevance of the development of differentiated pedagogical strategies and practices is highlighted, which, in view of the interdisciplinary and practical character that this Science requires, make possible its insertion in basic education. In this work are presented ludic educational materials and practices elaborated within the scope of a project carried out in the school contraturno, which sought to promote the integration of geoscientific concepts with students of basic education.
https://doi.org/10.20396/td.v14i4.8654193
PDF (Português (Brasil))

References

Anastasiou L. G. C., Alves L. P. 2004. Estratégias de ensinagem. In: Anastasiou L. G. C., Alves L. P. (orgs.) 2004. Processos de ensinagem na universidade: Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed., Joinville: Univille, p. 67-100.

Anguita F. 1994. Geologia, Ciencias de la Tierra, Ciencias de la Naturaleza: paisaje de um aprendizaje global. Enseñanza de las ciências, 12(1): 15-21. URL: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=94763.

Aquino E. C. G., Araújo E A. 2013. Lugar-escola: espaços educativos. Revista mal-estar e subjetividade, 8(1-2): 221-248. URL: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-61482013000100009.

Bacci D. L. C. 2015. Ensino de Geociências no contexto escolar – múltiplas relações com a educação ambiental. In: BACCI, D.C. (org). Geociências e Educação ambiental. 1. ed., Curitiba: Ponto Vital, [n.p.].

Bacci D. L. C., Oliveira L. A., Pommer C. 2009. Contribuição da abordagem geocientífica no Ensino Fundamental: tempo geológico, origem do petróleo e mudanças ambientais. Enseñanza de las ciencias, Extra: 3447-3451. URL: http://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/294705.

Bacci D. L. C., Silva D. B., Silva D. G., Silva K. B. V., Saito R. 2013. Ensino de Geociências no Contra turno escolar. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 9, Águas de Lindóia, São Paulo. Anais, p. 1-8.

Brasil. 2013. Censo Escolar da Educação Básica 2013: resumo técnico. INPEP: BRASILIA. Brasil. Ministério da Educação. 2018. Dicas para elaboração de aulas. URL: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/pdf/dicas_producao_aulas.pdf.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. 2007. Indagações sobre o currículo: currículo e avaliação. Brasília, DF: MEC.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. 2006. Orientações curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC.

Breda T. V. 2013. O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na geografia escolar. Dissertação de Mestrado, Campinas, Instituto de Geociências, UNICAMP.

Carneiro C. D. R. 2000. Aprendendo a ler as rochas. In: Carneiro C. D. R. (Org.). 2000. Geologia - Série Ciência Hoje na Escola. 1. ed., São Paulo: São Paulo: Global/SBPC.

Carneiro C. D. R. 2000. Montanhas que explodem. In: Carneiro C. D. R. (Org.). 2000. Geologia - Série Ciência Hoje na Escola. 1. ed., São Paulo: São Paulo: Global/SBPC.

Carneiro C. D. R., Barbosa R., Piranha J. M. 2007. Bases teóricas do projeto Geo-Escola: uso de computador para ensino de Geociências. Revista Brasileira de Geociências, 37(1): 90-100, URL: http://www.ppegeo.igc.usp.br/index.php/rbg/article/view/9290.

Carneiro C. D. R., Toledo M. C. M., Almeida F. F. M. 2004. Dez motivos para a inclusão de temas de geologia na educação básica. Revista Brasileira de Geociências, 34(4): 553-560. URL: http://www.ppegeo.igc.usp.br/index.php/rbg/article/view/9787.

Comnes L. 2006. Revolução passo a passo: como criar o ambiente propícia para a mudança. In: Stone M. K., Barlow Z (orgs.). 2006. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, p. 164 -178.

Compiani M. 2005. Geologia/Geociências no Ensino Fundamental e a Formação de Professores. Geologia USP Publicação Especial, 3: 13-30. URL: https://www.revistas.usp.br/gusppe/article/view/45367.

Elliot J. 2010. La Investigación-acção em educación. 6ª. ed., Madrid: Ediciones Morata. Estância Hidromineral de Ibirá (Ibirá). 2015. Lei nº. 2.280 de 05 de agosto de 2015: Institui o Plano Municipal de Educação da Estância Hidromineral de Ibirá para 2015 a 2025, e dá outras providências. Ibirá: Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura Municipal. URL: http://www.camaraibira.sp.gov.br/.

Evans A. 2006. O processo de mudança da escola: uma visão sistêmica. In: Stone M. K., Barlow Z (orgs.) 2006. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, p. 292 – 299.

Felício H. M. S., Gomes C., Allain L. R. 2014 O PIBID na ótica dos licenciandos: possibilidades e limites no desenvolvimento do programa. Educação - Santa Maria, 39(2): 339-35 . 2014. Disponível em: <http://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/8175>. Acesso em 16 ago. 2016.

Fiscarelli R. B. 2007. O Material didático e prática docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2(1): 31-39. URL: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/454.

Freiri, P. 1997. Educação ‘Bancária’ e Educação Libertadora. In: Patto, M. H. S. Introdução à psicologia escolar, 3. ed., São Paulo: Casa do Psicólogo.

Gonçalves P. W. 2000. O ciclo das rochas. In: Carneiro C. D. R. (Org.). 2000. Geologia - Série Ciência Hoje na Escola. 1. ed., São Paulo: São Paulo: Global/SBPC.

Gonçalves P. W., Carneiro C. D. R. Clima, rocha e solo: uma família unida. In: Carneiro C. D. R. (Org.). 2000. Geologia - Série Ciência Hoje na Escola. 1. ed., São Paulo: São Paulo: Global/SBPC.

Guimarães T.O., Mariano G., Sá A.A. 2017. Jogos “geoeducativos” como subsídio à Geoconservação no litoral sul de Pernambuco (NE Brasil): uma proposta. Terræ Didatica, 13(1):31-43. URL: https://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/v13_1/131-2.html.

Lopes C. S., Pontuschka N. N. 2009. Estudo do meio: teoria e prática. Geografia (Londrina), 18(2): 171-190. URL: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2360/3383.

Lopes O. R., Carneiro C. D. R. C. 2009. O jogo “Ciclo das Rochas” para ensino de Geociências. Revista Brasileira de Geociências. 39(1):30-41. URL: http://www.ppegeo.igc.usp.br/index.php/rbg/article/view/7627/7054.

Marques L., Praia J. 2009. Educação em Ciência: actividades exteriores à sala de aula. Terrae Didática, 5(1): 10-16. URL: http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica.

Mazzioni S. 2013. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, 2(1): 93-109. URL: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/AT/article/view/1426/2338.

Megid Neto J., Fracalanza H. 2003. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, 9(2): 147-157. URL: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132003000200001&script=sci_abstract&tlng=pt.

Mello M. C. O., Brandão I. D. N. 2013. Recursos didáticos no ensino de geografia: tematizações e possibilidades de uso nas práticas pedagógicas. Revista Geografia e Pesquisa, 7(2): 81-97. URL: https://edutec.unesp.br/publicador/content/131/attachment/Recursos%20didatico%20Geografia%20Marcia%20Mello.pdf.

Menegat R. 2009. Transcrição da palestra proferida em 24 de julho de 2009: Geoparques como laboratórios de inteligência da Terra. Geologia USP. Publicação Especial, 5: 91-103. URL: http://www.revistas.usp.br/gusppe/article/view/45394.

Mitre S. M., Batista R. S., Mendonça J. M. G., Pinto M. N. M., Meirelles C. A. B., Porto C. P., Moreira T., Hoffmann L. M. A. 2008. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciências & saúde coletiva, 13(2): 2133-2144. URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000900018&lng=en&nrm=iso.

Mizusaki A. M. P., Carneiro C. D. R., Almeida F. F. 2000 As idades das rochas. In: Carneiro C. D. R. (Org.). 2000. Geologia - Série Ciência Hoje na Escola. 1. ed., São Paulo: São Paulo: Global/SBPC.

Morrow R. 2010. Solo, um organismo vivo. In: Morrow R. 2010. Permacultura passo-a-passo. 2 ed., Pirenópolis, GO: Mais Calango Editora.

Pinto A. B. C., Rios D. C. 2016. A geologia “in situ” e “ex situ”: as diferentes facetas de apresentar a geodiversidade no ambiente urbano de Salvador – BA. In: Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, 3, Lençóis, Bahia. Anais, p. 255-258.

Piranha J. M. 2006. O ensino de geologia como instrumento formador de uma cultura de sustentabilidade: o projeto geo-escola em São José do Rio Preto, SP. Tese Doutoramento, Campinas, Instituto de Geociências, UNICAMP.

Press F., Siever R., Grotzinger J., Jordan T.H. 2004. Intemperismo e Erosão. In: Press F., Siever R., Grotzinger J., Jordan T.H. 2004. Para Entender a Terra. 4 ed. Porto Alegre: Bookman.

Rebelo D. H. V. Desenvolvimento profissional de professores de ciências: um estudo no contexto da geologia. 2014. Tese de Doutoramento, Aveiro, Portugal, Departamento de Educação, Universidade de Aveiro.

Rebelo D., Marques L., Costa N. 2011. Actividades en ambientes exteriores al aula em la Educación en Ciencias: contribuciones para su Operatividad. Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, 19(1): 15-25. URL: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4042916.

Santos V. M. N., Jacobi P. R. 2011. Formação de professores e cidadania: projetos escolares no estudo do ambiente. Educação e Pesquisa, 37(2): 263-78. URL: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28283.

São Paulo (Estado). Secretaria da Educação. 2012a. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias. São Paulo: SE.

São Paulo (Estado). Secretaria da Educação. 2012b. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias. São Paulo: SE.

Soek A. M., Gomes D. L. 2008. As relações de ensino/aprendizagem na Educação a Distância e o trabalho do tutor como mediador do conhecimento. Revista Intersaberes, 3(6): 166-176, jul/dez 2008. URL: https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/136/109.

Suguio K. 1973. Introdução à Sedimentologia, São Paulo: EDUSP.

Toledo M. C. M. 2005. Geociências no Ensino Médio Brasileiro – Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Geologia USP Publicação Especial, 3: 31-44. URL: https://www.revistas.usp.br/gusppe/article/view/45368.

Vieira T.C., Velloso A., Rodrigues A.P.C. 2016. Estudo de caso sobre ensino de Geociências em uma turma de ensino fundamental da rede privada de Duque de Caxias, RJ. Terræ Didatica, 12(3): 153-162. URL: https://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/v12_3/PDF12_3/Td-123-1.pdf.

Weil R.R., Brady N. 2013. Elementos da Natureza e Propriedades dos Solos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman.

Terrae Didatica utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Download data is not yet available.