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Estratégias e recursos educacionais para inserção das Geociências na educação básica
Meandros ativos e meandros abandonados em vista aérea de afluente do Rio Tocantins, região entre Estreito e Carolina, Maranhão.
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Palavras-chave

Educação em Geociências. Educação formal. Recursos educacionais.

Como Citar

PONTE, Maxwell L.; PIRANHA, Joseli M. Estratégias e recursos educacionais para inserção das Geociências na educação básica. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 14, n. 4, p. 431–438, 2018. DOI: 10.20396/td.v14i4.8654193. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8654193. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

No Brasil, a desterritorialização das Geociências nos currículos escolares resultam no ensino descontextualizado e fragmentado desta ciência. Assim, destaca-se a relevância do desenvolvimento de estratégias e práticas pedagógicas diferenciadas que, em atenção ao caráter interdisciplinar e prático que esta Ciência requer, possibilitem sua inserção na educação básica. Neste trabalho são apresentados materiais e práticas lúdico-educativas, elaborados no âmbito de uma investigação-ação que envolveu a participação de estudantes de Ensino Médio em estudos no contraturno escolar. As estratégias adotadas e os recursos desenvolvidos promoveram a integração de conceitos geocientíficos aos Parâmetros Curriculares Nacionais para a educação básica, potencializando a aprendizagem pertinente à compreensão do local onde vivem. Além disso, apresenta-se, oportunamente, dificuldades vivenciadas durante as atividades com os estudantes, que envolvem a carência de conhecimentos geocientíficos, a concepção bancária de ensino predominante na educação básica e a cultura escolar.

https://doi.org/10.20396/td.v14i4.8654193
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