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Estudo da Escala do Tempo Geológico em livros didáticos de Geografia do Ensino Médio
Entrada monumental da Gruta do Lago Azul, ricamente ornamentada por estalactites e estalagmites, situada no município de Bonito, a E da Serra da Bodoquena e a sudoeste do município de Miranda. A região serrana foi edificada em unidades carbonáticas dos grupos Cuiabá e Corumbá, de idade Neoproterozoica. Fotografia: Adriano Gambarini.
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Palavras-chave

Geografia escolar
Geografia física
Ensino de geociências

Como Citar

SOUZA, Alexandre dos Santos; FURRIER, Max. Estudo da Escala do Tempo Geológico em livros didáticos de Geografia do Ensino Médio. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e020010, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8656709. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8656709. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar como se apresenta o Tempo Geológico em livros didáticos de Geografia da 1ª série do Ensino Médio. A proposta é observar se a apresentação do tema nos livros é clara e isenta de equívocos, possibilitando abordagens interdisciplinares que fomentem a consolidação das habilidades e competências propostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Para tanto, foram 11 livros didáticos que o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2018 ofereceu às escolas públicas brasileiras no triênio 2018-2020. Os resultados mostraram a presença de erros conceituais, desatualizações e falta de aplicações práticas que comprometem o ensino de um tema relevante que permite estudar de forma interdisciplinar fatos do presente e do futuro do planeta. Dessa forma, busca-se incentivar, com esta pesquisa, trabalhos que observem detalhadamente as informações disponibilizadas nos materiais destinados aos professores e alunos na Educação Básica.

https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8656709
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