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Acessibilidade para alunos cegos e surdos em uma exposição permanente de Geociências
Camadas rítmicas da Formação Irati, Permiano da Bacia do Paraná
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Libras
Deficiências
Inclusão
Aprendizagem

Cómo citar

OLIVEIRA, Miquéias Ayran Nascimento; LEAL, Luciano Artemio. Acessibilidade para alunos cegos e surdos em uma exposição permanente de Geociências. Terræ Didatica, Campinas, SP, v. 15, p. e019057, 2019. DOI: 10.20396/td.v15i0.8656265. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8656265. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

O crescente ingresso de pessoas com necessidades educacionais especiais nas instituições de ensino superior leva a discussões sobre a acessibilidade em todos os âmbitos da educação. Percebendo tais dificuldades, surgiu a necessidade de adaptar as amostras da coleção do Laboratório de Geociências da UESB, campus de Jequié, de maneira que seja possível o acesso as informações para este público. A fim de adequar a exposição, principalmente para cegos e surdos, foram utilizadas ferramentas facilitadores, a exemplo de QR Code, que proporciona leituras de textos específicos sobre a amostra em LIBRAS, áudio e legendas em português. O principal objetivo do trabalho foi avaliar através do posicionamento das pessoas com deficiência se as alterações realizadas na mostra influenciaram no processo de ensino-aprendizagem. De acordo com os resultados obtidos, através de entrevistas, ficou evidenciado que a ambientação do Laboratório de Geociências da UESB Jequié atendeu as expectativas de visitantes com necessidades especiais à instituição.

https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8656265
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Citas

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