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Relevância científica e educacional da coleção de macrofósseis da Universidade Federal do Rio de Janeiro
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Palavras-chave

Museologia
Paleontologia
Curadoria
Fóssil
Patrimônio geológico

Como Citar

FIGUEIREDO, Flávia Alessandra da Silva; BOSIO, Penélope Saliveros; RIBEIRO, Rone Pacheco; CARVALHO, Ismar de Souza. Relevância científica e educacional da coleção de macrofósseis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 17, n. 00, p. e021035, 2021. DOI: 10.20396/td.v17i00.8665780. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8665780. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este estudo analisa o histórico de formação e as práticas de gestão para a salvaguarda da Coleção de Macrofósseis do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trata-se de um acervo de aproximadamente 35.000 exemplares de fósseis, resultado das pesquisas da instituição. A coleção possibilita a análise comparativa de distintos intervalos temporais e de áreas geográficas, possibilitando a análise de bacias sedimentares e prospecção de recursos de interesse econômico. É uma das mais importantes coleções científicas do Brasil, destinada à qualificação de profissionais para atividades de pesquisa em bioestratigrafia, paleoecologia e análise paleoambiental. Os fósseis, considerados patrimônio da União, são analisados no contexto de uma coleção científica musealizada integrante de uma instituição universitária. A relevância das coleções paleontológicas como o registro da memória da Terra demanda procedimentos curadoriais específicos para a preservação deste patrimônio geológico ex-situ.

https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665780
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