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Sequência didática como estratégia para ensino sobre desafios socioambientais relacionados às mudanças climáticas
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Palavras-chave

Mudanças climáticas
Educação
Ensino
Geociências
Aprendizagem baseada em projetos

Como Citar

FARIA, Daniela Resende de; RAMOS, Maria Carolina; COLTRI, Priscila Pereira. Sequência didática como estratégia para ensino sobre desafios socioambientais relacionados às mudanças climáticas. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 17, n. 00, p. e021052, 2021. DOI: 10.20396/td.v17i00.8667126. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8667126. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Questões socioambientais ligadas às mudanças climáticas ainda são pouco trabalhadas e estudadas na Educação Básica, sobretudo na etapa do Ensino Médio. Profundamente relacionadas aos problemas urbanos que atingem as comunidades, são as populações mais vulneráveis aquelas que estão mais propensas a serem impactadas com suas consequências. Partindo do entendimento de que todos têm direito a um meio ambiente equilibrado para a sua sobrevivência, este estudo tem como objetivo apresentar uma sequência didática para o ensino da temática socioambiental dentro do tema “Mudanças Climáticas” em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A sequência didática foi elaborada com base na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e seu desenvolvimento pretende promover uma atuação protagonista dos estudantes, fundamentada em temas da atualidade, o que fomentará o desenvolvimento do pensamento crítico para a compreensão de uma realidade complexa, auxiliando a inserção do tema mudanças climáticas na etapa do Ensino Médio.

https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667126
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