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Autoformação em geociências
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Palavras-chave

Meio ambiente
Transdisciplinaridade
Visão sistêmica
Cidadania
Educação

Como Citar

MARTINS, José Roberto Serra; CARNEIRO, Celso Dal Ré. Autoformação em geociências: aprendizado permanente e temporalidade na imersão sociedade-natureza . Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 17, n. 00, p. e0211046, 2021. DOI: 10.20396/td.v17i00.8667331. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8667331. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Três dimensões compõem a construção do pensamento complexo: a heteroformação, a ecoformação e a autoformação. Esta última impacta um indivíduo adulto quando, em um círculo virtuoso de ação-reflexão-ação, ele toma as rédeas de seu amadurecimento. Autoformação requer autonomia e tempo. Evolui para aprendizagem permanente, ao se associar à transdisciplinaridade, uma perspectiva pluralista do conhecimento que transcende as fronteiras do saber e articula diferentes formas de compreensão do mundo. Identificam-se campos privilegiados para autoformação no grande campo interdisciplinar das Ciências Ambientais e, em especial, das Geociências. Este artigo descreve e analisa a oportunidade de uma proposta de autoformação em Geociências, baseada em situações polêmicas e conflituosas da interferência humana com os ecossistemas naturais, cujas consequências podem ser evidentes, dissimuladas ou até mesmo imprevisíveis. Um dos resultados esperados do processo é permitir que cada pessoa exerça, ao longo da vida, uma cidadania responsável e consequente.

https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667331
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