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Práticas de ensino de botânica com enfoque em taxonomia e sistemática filogenética
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Palavras-chave

Cegueira botânica
Recursos didáticos
Educação básica
Formação de professores

Como Citar

SOARES-SILVA, João Paulo; PONTE, Maxwell Luiz; SILVEIRA, Daniela Sampaio. Práticas de ensino de botânica com enfoque em taxonomia e sistemática filogenética. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e022018, 2022. DOI: 10.20396/td.v18i00.8668360. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8668360. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O ensino de botânica, em especial os conteúdos afins à taxonomia e sistemática vegetal, tem sido negligenciado na educação básica. Nota-se, em decorrência, o desinteresse e a desmotivação acentuados dos alunos para conteúdos botânicos. Na sociedade em geral, a defasagem do ensino reflete-se no fenômeno social dito “cegueira botânica”, no qual a diversidade de plantas é desapercebida no cotidiano das pessoas. Assim, a pesquisa visou a elaboração e o uso de estratégias e recursos educacionais que buscaram a adequada inserção de conteúdos de taxonomia e sistemática vegetal na educação básica. Foram elaborados e/ou utilizados recursos didáticos tais como modelos, atividades práticas e jogos que possibilitaram avançar em favor da inserção dos conteúdos para o público-alvo, reiterando a importância do lúdico no ensino de Ciências e Biologia.

https://doi.org/10.20396/td.v18i00.8668360
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