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Estudo de caso sobre ensino de Geociências em uma turma de ensino fundamental da rede privada de Duque de Caxias - RJ
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Palavras-chave

Geociências
Práticas de ensino
Recursos didáticos

Como Citar

VIEIRA, Thatianne Castro; VELLOSO, Andrea; RODRIGUES, Ana Paula de Castro. Estudo de caso sobre ensino de Geociências em uma turma de ensino fundamental da rede privada de Duque de Caxias - RJ. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 12, n. 3, p. 153–162, 2016. DOI: 10.20396/td.v12i3.8647892. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8647892. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este estudo realizou um diagnóstico sobre o ensino de temas geocientíficos no sexto ano do ensino fundamental II, em instituição educacional da rede privada, Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias-RJ. Questionários foram aplicados a um docente de Ciências e 37 discentes. Uma avaliação qualitativa de quatro diferentes metodologias de ensino sobre o ciclo da água foi realizada. A maioria dos discentes não soube dizer o que era Geociências, mas relatou alto interesse por Universo, Vulcanismo e Planeta Terra. Tanto o docente quanto os discentes apontaram os ciclos biogeoquímicos como temas menos interessantes. Das atividades aplicadas em sala de aula, as atividades lúdicas (jogo e modelo didático) foram as que fomentaram maior número de questionamentos. É necessário que os professores das séries do ensino fundamental II, em especial de Ciências e Geografia, se atualizem e diversifiquem as práticas de ensino para proporcionar uma melhor construção do conhecimento pelos discentes.

https://doi.org/10.20396/td.v12i3.8647892
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