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Ambientes web para o ensino de superfícies topográficas em realidade aumentada e realidade virtual
Entrada monumental da Gruta do Lago Azul, ricamente ornamentada por estalactites e estalagmites, situada no município de Bonito, a E da Serra da Bodoquena e a sudoeste do município de Miranda. A região serrana foi edificada em unidades carbonáticas dos grupos Cuiabá e Corumbá, de idade Neoproterozoica. Fotografia: Adriano Gambarini.
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Palavras-chave

Maquetes virtuais
Realidade aumentada
Realidade virtual
Superfícies topográficas

Como Citar

SIQUEIRA, Paulo Henrique. Ambientes web para o ensino de superfícies topográficas em realidade aumentada e realidade virtual. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e20001, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8655900. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8655900. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo mostra o uso de recursos web para a criação de ambientes de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) para o ensino de conceitos sobre superfícies topográficas. As maquetes virtuais das superfícies construídas com recursos do software Sketchup incluem as representações gráficas de curvas de nível, seções planas e taludes de aterros. As texturas dos terrenos utilizados são fotos de satélite disponibilizadas pela plataforma Digital Globe e contribuem para melhorar a visualização dos conceitos estudados. Os ambientes desenvolvidos possibilitam que os alunos visualizem as superfícies em RA através de seus dispositivos com webcam, tais como smartphones, tablets ou notebooks, observando-as em diversos pontos de vista. Cada superfície topográfica modelada possui um link para sua respectiva representação em RV, que possibilita sua manipulação e estudo detalhado de cada conceito. Os ambientes apresentados neste trabalho podem ser usados em disciplinas de Projeções Cotadas, Topografia e Geografia.

https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8655900
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