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Estudo das percepções de estudantes de engenharia sobre tecnologia social
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Palavras-chave

Inclusão social
Meio ambiente
Questionário

Como Citar

COSTA, Brenda dos Santos; MICELI, Bruna Sarpa; COSTA, Pedro Miguel Marques da; ROCHA, Marcelo Borges. Estudo das percepções de estudantes de engenharia sobre tecnologia social . Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 17, n. 00, p. e021033, 2021. DOI: 10.20396/td.v17i00.8666328. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8666328. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A Tecnologia Social (TS) desempenha um importante papel ao adotar diferentes alternativas em prol do meio ambiente e do desenvolvimento científico e tecnológico. Além disso, ela promove a inclusão social e a participação ativa da população. Deste modo, é importante reforçar o papel e a compreensão dos diferentes atores sociais sobre TS. Este estudo buscou investigar a percepção de estudantes de cursos de Engenharia de instituições públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro sobre o conceito de TS. Para isto, foi aplicado um questionário online para 399 estudantes e os dados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que grande parte dos estudantes compreendem as aplicações da TS, porém não apresentam práticas sustentáveis em seu cotidiano. Concluiu-se que a compreensão sobre TS para o futuro engenheiro é necessária, pois proporcionará uma melhor decisão na aplicação em causas relacionadas à inclusão social e sustentabilidade.

https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8666328
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