Banner Portal
IFMINE, um software integrado ao google earth® para o ensino de planejamento de lavra
PDF

Palavras-chave

Minério de ferro
Extração mineral
Cava final
Mapeamento geológico
Trabalho multidisciplinar

Como Citar

MARTINS, Aldrin Gustavo; DAMATA, Carlos Eduardo; SILVA, Bruno César Ribeiro da; SANTOS, Maristella Moreira; RIBEIRO, Yuri. IFMINE, um software integrado ao google earth® para o ensino de planejamento de lavra. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e022010, 2022. DOI: 10.20396/td.v18i00.8668160. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8668160. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo descreve um programa pedagógico, denominado IFMINE, desenvolvido para ser utilizado no trabalho multidisciplinar, que constitui pré-requisito para obtenção do título de técnico em mineração, do curso de mineração do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Congonhas. Por meio do software, os discentes foram capazes de realizar as etapas do planejamento de lavra de uma mina hipotética, desde a construção do modelo geológico, passando pelo cálculo da cava final até a definição da alimentação anual de minério da usina de beneficiamento. Os resultados gráficos de cada etapa podem ser visualizados na plataforma Google Earth, e os valores numéricos podem ser exportados no formato de planilhas eletrônicas. O IFMINE possui grande potencial para ser replicado em outras instituições de ensino, com base na experiência obtida da sua utilização pelos discentes do IFMG durante o ensino remoto.

 

https://doi.org/10.20396/td.v18i00.8668160
PDF

Referências

Agência Nacional de Mineração (ANM). (2019) Ferro. Brasília: Agência Nacional de Mineração. Disponível em: https://www.gov.br/anm/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/serie-estatisticas-e-economia-mineral/sumario-mineral/pasta-sumario-brasileiro-mineral-2018/ferro_sm_2018. Acesso em: 10.08.2021.

Assis, C. A. V., & Lopes, C. S. (2013). Uso do Google Earth como ferramenta de aprendizagem no ensino de geografia. In: Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. (2013). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. PDE: Produção Didático-pedagógica, 2013. Curitiba: SEED/PR. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_geo_artigo_cristina_afonso_vieira_de_assis.pdf. Acesso em: 28.06.2021.

Azevedo, U. R., Machado, M. M. M., Castro, P. T. A., Renger, F. E., Trevisol, A., & Beato, D. A. C. (2012). Geoparque Quadrilátero Ferrífero (MG)/ Proposta, 1, 185-220. Rio de Janeiro, Serviço Geológico do Brasil/Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (SGB/CPRM). Disponível em: https://rigeo.cprm.gov.br/xmlui/bitstream/handle/doc/17149/quadrilatero.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 30.06.2021

Caxito, F., & Dias, T. G. (2018). Ferro. In: Soares, P. (Coord.) (2018). Recursos minerais de Minas Gerais ON Line: síntese do conhecimento sobre riquezas minerais, história geológica, e meio ambiente e mineração de Minas Gerais,10-16. Belo Horizonte: Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig). Disponível em: http://recursomineralmg.codemge.com.br/substancias-minerais/ferro/#principais-tipos-de-dep%C3%B3sitos-de-ferro. Acesso em: 17.08.2021.

Choi, Y., & Nieto, A. (2011). Software for simulating open-pit truck/shovel haulage systems using Google Earth and GPSS/H. Journal of the Korean Society for Geosystem Engineering, 48(6), 734-743.

Choi, Y., Baek, J., & Park, S. (2020). Review of GIS-Based Applications for Mining: Planning, Operation, and Environmental Management. Applied Sciences, 10(7), 2266. doi: 10.3390/app10072266.

Lobato, L. M., Baltazar, O. F., Reis, L. B., Achtschin, A. B., Baars, F. J., Timbó, M. A., Berni, G. V., Mendonça, B. R. V. & Ferreira, D. V. (2005). Projeto Geologia do Quadrilátero Ferrífero. Integração e Correção Cartográfica em SIG com Nota Explicativa. Belo Horizonte: : Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig).

Martins, L. J., Seabra, V. S., & Carvalho, V. S. G. (2013) O uso do Google Earth como ferramenta no ensino básico de Geografia. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR). Foz do Iguaçu-PR. p. 2657- 2664. Disponível em: http://marte2.sid.inpe.br/col/dpi.inpe.br/marte2/2013/05.28.23.11/doc/p0251.pdf. Acesso em: 01.08.2021.

Paor, D. G., & Whitmeyer, S. J. (2011). Geological and geophysical modeling on virtual globes using KML, COLLADA, and Javascript. Computers & Geosciences, 37(1), 100-110. doi: 10.1016/j.cageo.2010.05.003.

Silva, G. F. C., & Correia, C. N. (2019). O uso do Google Earth na formação de professores de geografia. In: Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, ENPEG, 14, Campinas, SP, Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/article/view/3095. Acesso em: 19.07.2021.

Siqueira, T. A., & Deus, S. P. (2018). Google Earth Pro: possibilidades para o estudo da cidade no ensino de Geografia. In: IX Fórum Nacional Núcleo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica (NEPEG) de formação de professores de Geografia. Dispinível em: http://nepeg.com/newnepeg/wp-content/uploads/2017/02/GT1_01_Google-earth-pro-possibilidades-para-o-estudo-da-cidade-no-ensino-de-Geografia.pdf. Acesso em: 27.07.2021.

Sousa, J. J. (2018). O uso do Google Earth no ensino de geografia. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias (CIET): Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (EnPED), São Carlos-SP. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/42. Acesso em: 19.07.2021

Yu, L. & Gong, P. (2011) Google Earth as a virtual globe tool for Earth science applications at the global scale: progress and perspectives. International Journal of Remote Sensing, 33(12), 3966-3986. doi: 10.1080/01431161.2011.636081.

Zapparoli, A. C., Oliveira, M. M. F., Delgado, C. E. R., Carlos, D. U., Pereira, W. R., Fonseca, L., Alves, M. L. P., ..., & Endo, I., (2020). Minério de Ferro. In: Castro, P. T. A., Endo, I., & Gandinni, A. L. (Eds.). (2020) Quadrilátero Ferrífero: avanços do conhecimento nos últimos 50 anos. Belo Horizonte, 3i Editora. p. 288-317.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Terrae Didatica

Downloads

Não há dados estatísticos.