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A inserção do ensino em eventos de Paleontologia no Brasil
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Palavras-chave

Ensino
Estratégias didáticas
Biologia
Geologia
Ciências

Como Citar

ANTONINI, Liandra dos Santos; BOELTER , Ruben Alexandre; CORDEIRO, Thamires Luana. A inserção do ensino em eventos de Paleontologia no Brasil. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e022017, 2022. DOI: 10.20396/td.v18i00.8668249. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8668249. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa exploratória e descritiva abrange trabalhos de eventos, como simpósios, congressos e reuniões regionais (Paleo), publicados pelo Boletim Paleontologia em Destaque da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP). Foram analisados trabalhos dos eventos desde 2012 até 2018, recuperando-se cento e setenta e um resumos de um total de 2.095. A seguir, os trabalhos foram classificados por regiões brasileiras e, para um melhor entendimento quanto a métodos de ensino e abordagens, foram utilizadas as seguintes concepções de análise: Técnico, Prático e Emancipatório/Crítico. Também foi explorado o conhecimento paleontológico por meio das seguintes concepções de análise: Educação “em”, “sobre” e “pela” Paleontologia. Os autores acreditam que os resultados do estudo podem subsidiar novos estudos e processos de formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia, bem como cursos de graduação, no intuito de contribuir para se (re)pensar as concepções voltadas ao Ensino de Paleontologia e áreas afins.

 

https://doi.org/10.20396/td.v18i00.8668249
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